Banca de DEFESA: ERICA OLIVEIRA PAIXÃO

DISCENTE: ERICA OLIVEIRA PAIXÃO
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI (2009-2015): criação, implementação e reconhecimento
PALAVRAS-CHAVES: História da educação Musical, Licenciatura em Música; Universidade Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente estudo coloca em baila a tragetória do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Sob a concepção da história da educação a pergunta norteadora foi elaborada: como se deu o processo de criação, implantação e reconhecimento do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Piauí? Os objetivos específicos elaborados com a finalidade de atender a pergunta inicial são os seguintes:  conhecer os movimentos e processos que deram origem a Lei 11.769/2008 que fomentou a criação do curso; compreender o trajeto que desencadeou na criação do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí; e analisar os preparativos para o reconhecimento do curso, bem como, a separação do Departamento de Música e Artes Visuais. É teoricamente embasado na história cultural, com as ideias de Pesavento (2005), Bertucci (2010) e Barros (2011). Metodologicamente com base na História Oral, na vertente de autores como Lodolini (1990), Alberti (2008) e Grazziotin e Almeida (2012), foram realizadas entrevistas com sete professores envolvidos neste processo e que contribuíram na construção do Projeto Pedagógico de Curso- PPC de 2010 e em sua atualização em 2014. Esses relatos foram articulados com os documentos disponibilizados pelo Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí, os Projetos Pedagógicos do Curso de Música de 2010 e 2014, as atas do colegiado de 2010 a 2014, bem como, o relatório do processo de reconhecimento emitido pelo Inep em 2014. Como resultado, ressalta-se que a licenciatura específica em Música foi implementada na UFPI visando atender as demandas das políticas educacionais oriundas do movimento Música na Escola. Como também, para que os discentes ingressantes nesta graduação pudessem se qualificar para o mercado de trabalho, com conhecimento pedagógico-musical mais profundo, sem a vastidão de todas as expressões da artísticas.

.

Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA