Banca de DEFESA: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Sala remota no Google meet
TÍTULO: Alfabetização em classes multisseriadas em escola do/no campo: entrelugares da leitura e da escrita
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e escrita. Alfabetização. Classes multisseriadas. Educação do campo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente pesquisa tem como objeto de estudo: a alfabetização em classes multisseriada em escola do/no campo. Parte da seguinte questão-problema: Quais práticas de leitura e de escrita são desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças, em classes multisseriadas, na educação do campo? Com base na questão central da pesquisa, foram definidas as seguintes questões norteadoras para o estudo: Como se caracterizam as rotinas de alfabetização em classes multisseriadas em escolas do campo? Que gêneros discursivos são utilizados no processo de ensino da linguagem escrita, em classes multisseriadas? Que funções são atribuídas à leitura e à escrita na alfabetização de crianças em classes multisseriadas, em escolas do campo?  Como ocorre a mediação dos alfabetizadores nas práticas de leitura e escrita desenvolvidas no processo de alfabetização, em classes multisseriadas, nas escolas do campo? Com base nos questionamentos empreendidos, temos como objetivo geral: analisar as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças, em classes multisseriadas, na educação do campo. A pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização preconizada na teoria histórico-cultural, que articula alfabetização e letramento. Ou seja, a alfabetização é compreendida como processo complexo e multifacetado, que visa a apropriação da linguagem escrita a partir de seus usos e funções sociais. No que concerne à educação do campo, considera ser uma modalidade educacional marcada por singularidades inerentes à identidade e à cultura dos povos do campo. Sobre as classes multisseriadas, entende que são instituições que oferecem a primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano), em um espaço único de aprendizagem, para atendimento de alunos que se encontram em diferentes séries ou anos escolares. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo oritentado pelo princípios do método autobiográfico, consolidado por meio da pesquisa narrativa, conforme as proposições de Berteaux (2010), Dominicé (1988), Ferraroti (2010), Josso (2008) e Nóvoa (2010). A produção das narrativas ocorreu por meio dos seguintes dispositivos: entrevistas narrativas e memorial biográfico. Participam da pesquisa, (03) três alfabetizadoras que atuam em uma escola de classes multisseriadas, na educação do campo, da rede municipal de ensino da cidade de Caxias/MA (locus da investigação). O desenvolvimento da empiria revelou as singularidades das práticas de leitura e escrita, em classes multisseriadas, indicando....

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO