Banca de DEFESA: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA

DISCENTE: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: “AS LUZES DO SABER”: CULTURA ESCOLAR DO GINÁSIO JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO (1961–1971)
PALAVRAS-CHAVES: Ginásio Piripiriense. Cultura Escolar. Cultura Material Escolar
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente trabalho apresenta os resultados dos estudos sobre a cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho, entre os anos de 1961 a 1971, um estabelecimento de ensino secundário ginasial localizado na cidade de Piripiri – PI. Esta instituição, instalada por iniciativa de particulares, contribuiu para o desenvolvimento da Educação de Piripiri e marcou a História e a Memória da cidade e, assim como das pessoas que fizeram parte da instituição, colaboradores que propiciaram a iniciativa; docentes que contribuíram com o legado educacional, com os conhecimentos sistematizados e de valores sociais; alunos que vivenciaram todo o processo do ensino secundário ginasial em Piripiri. A escola iniciou em um prédio cedido pela prefeitura com necessidades de adequações materiais, arquitetônicas e de recursos humanos para o seu pulsar educacional, na década de 1960, período de forte expansão de ginásios pelo Estado e, ganhou um prédio próprio em 1967, uma promessa que fora cumprida, após ser proposta na cerimônia de oficialização do estabelecimento, pelo governo estadual em 1965. O recorte temporal do início da pesquisa foi definido pelo ano da implantação do estabelecimento, em 4 de março de 1961 e a partir da sua autorização condicional pela Portaria n. 263 de 11 de abril de 1961, assinada pelo diretor do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura, Gildásio Amado. E o ano de 1971, considerado marco final, em razão da Lei n. 5.692/1971, que estabelece as diretrizes sobre o ensino de Primeiro e Segundo Grau, assim como extingue o exame de admissão. A partir desse ensaio, elencamos os objetivos da pesquisa, no qual a proposta central é investigar a cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho, entre os anos de 1961 a 1971 e os objetivos específicos são: (i) entender o cenário social e político da cidade de Piripiri, no período de implantação do Ginásio José Narciso da Rocha Filho à implementação da Lei n. 5.692/1971; (ii) conhecer o cotidiano do Ginásio José Narciso da Rocha Filho, nos aspectos de funcionamento, normativas, currículo, atividades desenvolvidas e os sujeitos da instituição (professores, alunos, funcionários), bem como os conteúdos, as práticas escolares e as festividades desenvolvidas; (iii) identificar a materialidade escolar do Ginásio Piripiriense para a caracterização de seus prédios, suas mobílias, os utensílios, os uniformes, os materiais didáticos e os aparatos pessoais dos alunos. Logo mais a pesquisa se constitui com natureza histórica e utiliza-se das seguintes fontes: a) bibliográficas, b) documentais, c) materiais, d) imagéticas, e) orais. Assim usaremos 6 conceitos próprios dos trabalhos em História da Educação e que irão nortear as análises desta dissertação, como Instituições Escolares, Cultura Escolar, Cultura Material Escolar, Nova História Cultural, História Oral e Memória e, para essas concepções, iremos basear nas ideias de autores como como Nosella e Buffa (2009), sobre instituições escolares; Julia (2001) por suas análises sobre a cultura escolar; Viñao Frago (1995) e Viñao Frago e Escolano (1998) que se referiram à materialidade da escola como um dos aspectos a ser investigados que integram à cultura escolar no âmbito da história da educação de instituições escolares. Barros (2005) e (2011) e Burke (2005) que consideraram a Nova História Cultural como o novo campo metodológico do historiador; Caleffe e Moreira (2008) e Holanda e Meihy (2007) que destacaram sobre a importância da História Oral para as pesquisas em história da educação; Bosi (2013) e Le Goff (1990) que falaram sobre a perspectiva histórica, o seu discurso, a sua definição socialmente construída, além de trabalharem os conceitos e as significações de memória. Além desses autores, utilizaremos como bibliografia base, Amado (1973), Romanelli (2001) e Souza (2008) voltados à pesquisa sobre o ensino secundário brasileiro, Reis (2017), Sousa (2005) e Sousa (2019) pelos estudos acerca do ensino secundário e ginasial no território piauiense; Brito (1996) pelos estudos em história da educação piauiense; Oliveira (2019), pela investigação da implantação e consolidação do Ginásio Piripiriense, nos anos de 1961 a 1971; Andrade (2013), Mello (2001), Santana (1972) que produziram acervos sobre a história cidade e educação piripiriense. Ressalvamos a relevância deste trabalho, pois o mesmo proporciona contribuições para a historiografia da educação piauiense, especialmente às pesquisas a respeito da História das Instituições Educativas. Além disso, favorece a preservação da memória educativa de uma escola com elevada importância para a cidade de Piripiri, pois favoreceu o progresso educacional da época, assim como o estado do Piauí, escola que, na atualidade, em seus 60 anos de existência, mantêm e constitui a sua história relevante no cenário educacional piripiriense; para o âmbito acadêmico, é apresentada como aporte bibliográfico para futuras investigações sobre a história da educação municipal e estadual.

Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA - UNESP