Banca de DEFESA: SORAIA DUARTE OLIVEIRA CARVALHO

DISCENTE: SORAIA DUARTE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: “Porque ela é ignorada?”: o sócio-emocional mediando à constituição do trabalho educativo na Pedagogia Social-Educação Social
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Social. Educação Social. Formação Humana
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

O presente trabalho consiste na pesquisa científica realizada com o objetivo de investigar que mediações da prática educativa dos Educadores Sociais contribuem para a formação humana de crianças e adolescentes em situação de pobreza. Sintetizamos, para tanto no intuito de alcançar o objetivo principal, como objetivos específicos: Conhecer a atuação dos Educadores Sociais, destacando as ações de caráter educativo realizadas, junto a crianças e adolescentes em situação de pobreza; analisar as condições objetivas e subjetivas em que se realiza a prática educativa dos Educadores Sociais dirigida a crianças e adolescentes em situação de pobreza e explicar como os Educadores Sociais, que atuam junto a crianças e adolescentes em situação de pobreza, significa formação humana. A fundamentação teórico-metodológica que nos apoiamos para a investigação desse fenômeno são os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a partir das ideias de Vigotski (1995, 2009) e Leontiev (1978, 2021), as leis, princípios e categorias do Materialismo Histórico-Dialético proposto por Marx; Engels (2007, 2010) e, a compreensão de educação proposta pela Psicologia Histórico-Crítica de Saviani (1995, 2011) e Duarte (2008) que possibilitaram a discussão do fenômeno por meio de diálogos com os dados produzidos na entrevista e encontros reflexivos (Szymanski; Almeida; Prandini, 2018). Optamos como participantes dois Educadores Sociais com mais de dois anos de atuação na instituição que desenvolvem atividades Serviços de Convivência na zona norte da capital de Teresina. Adotamos como procedimento de análise dos dados a proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborada por Aguiar; Soares e Machado (2015) e, Aguiar; Aranha e Soares (2021). Como resultados apreendemos que os Educadores Sociais significam que o especifico de sua atuação são as ações de caráter sócio-afetivo que os orientam no sentido de confrontar a invisibilidade social determinada pela sociedade, num esforço de manter suas narrativas sempre vivas e, por e, por conseguinte, abrir possibilidades de processos de formação transformadora na vida dos indivíduos envolvidos nessa práxis ontocriativa.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHAES - Unitau