Banca de DEFESA: MÁRCIA MILANE VERÇOSA ROCHA

DISCENTE: MÁRCIA MILANE VERÇOSA ROCHA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: A formação continuada de professores da educação básica: ações formativas e desenvolvimento profissional docente
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Profissional Docente. Formação continuada de professores. Prática pedagógica. Educação básica.
ÁREA: Educação

Cada mudança no campo social reflete na escola e, consequentemente, exige mais do profissional professor, requerendo o seu desenvolvimento, pela complexidade da prática pedagógica. Diante dessa realidade, partimos da seguinte questão-problema: quais ações de formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional docente, refletindo nas práticas pedagógicas no contexto da educação básica? O objeto de investigação, portanto, constitui as ações de formação continuada de professores da educação básica, com o objetivo geral de analisar as ações de formação continuada que contribuem para o desenvolvimento profissional docente, com reflexos nas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica. Especificamente, buscou-se: identificar as concepções dos professores acerca da formação continuada e sua relação com o seu desenvolvimento profissional; descrever as ações de formação continuada ofertadas aos professores da educação básica; reconhecer ações de formação continuada que contribuíram para o desenvolvimento profissional docente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica. Para a discussão teórica, o estudo apoiou-se em autores como: Candau (2011), Di Giorgi (2010), Garcia (1998), Gómez (1998), Huberman (2007), Imbernón (2010), Nascimento (2011), Nóvoa (2007), entre outros. Metodologicamente fundamentou-se em André (2005), Lüdke (1986), Sousa e Cabral (2015), Souza (2006), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa, para a produção de dados utilizou-se do memorial autobiográfico e da entrevista narrativa, com 04 (quatro) professores da educação básica de uma escola de educação integral da rede estadual de ensino do Piauí, em Teresina, que atuam no ensino médio e foram selecionados com base nos seguintes critérios de inclusão: ter vínculo efetivo com o sistema estadual de educação; atuar pelo menos há cinco anos no magistério da educação básica; ter participado nos últimos dois anos de cursos de formação continuada; ter disponibilidade para participar de todas as etapas da pesquisa. Com base nas narrativas, identificamos a concepção de formação continuada das professoras participantes, a importância atribuídas aos processos formativos e como a relação teoria-prática se apresenta; delineamos os tipos de formação continuada ofertado, a sua origem como interna e externa e os conteúdos dessas formações; e, constatamos que as ações de formação continuada ofertada aos professores da educação básica da rede estadual de ensino do Piauí contribuem para o desenvolvimento profissional docente e para a prática pedagógica, quando está de acordo com a área de atuação dos profissionais, possibilitando que os professores entendam a realidade em que estão inseridos de forma crítica e propositiva, possibilita a ampliação da fundamentação teórica, o estabelecimento de um diferencial e a possibilidade da reinvenção prática, além de contribuir com as práticas pedagógicas quando oportunizam novas formas de ensinar (fazer/agir), aprender e avaliar; o desenvolvimento de habilidades, bases teóricas para fundamentação da prática, o uso de metodologias diversificadas (pesquisa/ projeto), o desenvolvimento da autonomia didática (melhorar/rever/ajustar), a apropriação de recursos diversificados e a inovação profissional. Sendo a valorização profissional dos investimentos na formação continuada ainda não reconhecida pela rede de ensino.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - ANSELMO ALENCAR COLARES - UFOPA