Banca de DEFESA: LAUANDA SOARES GRANGEIRO

DISCENTE: LAUANDA SOARES GRANGEIRO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: As Estratégias de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: indícios de reflexividade nas narrativas das/os professoras/es
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Leitura. Prática pedagógica. Ensino Fundamental. Reflexão crítica. Reflexividade.
ÁREA: Educação

A leitura é uma atividade presente no cotidiano, nas diversas situações vivenciadas por cada indivíduo. As práticas de leitura têm, portanto, diferentes finalidades. Adquirir informações, entretenimento, para obter conhecimentos, entre outras intencionalidades. Na escola, o ensino da leitura é trabalhado de forma sistematizada, desse modo, é fundamental que esse processo seja desenvolvido com o objetivo de promover a formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedade letrada em que estão inseridos. O desenvolvimento desta pesquisa segue da seguinte questão-problema: há indícios de reflexividade nas estratégias pedagógicas para o ensino de leitura utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Em face dessa compreensão, o estudo tem como objetivo geral analisar se há indícios de reflexividade nas estratégias pedagógicas do ensino de leitura de professores no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. E, como objetivos específicos:  descrever as concepções de leitura de professores que atuam no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental; caracterizar as estratégias de leitura utilizadas por professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar a prática pedagógica dos professores, indicando se há presença ou não de reflexividade nas estratégias de leitura. A discussão dos aspectos teóricos desta pesquisa está embasada em autores como: Freire (2011), Koch e Elias (2018), Larrosa (2019) e Martins (1997). Esses autores subsidiam a compreensão sobre a concepção de leitura, bem como sua intencionalidade. Koch e Elias (2018) e Solé (1998) dão sustentação às discussões sobre as estratégias de leitura, desenvolvidas em sala de aula, como instrumento de aprendizagem, informação e deleite, e o professor é o responsável por proporcionar essas experiências. Behrens (2010), Nóvoa (1999), Pimenta (1999), Zeichner (2000), subsidiam às discussões sobre a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como os saberes necessários para que aconteça de forma reflexiva e crítica. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), que possibilitaram a condução da pesquisa narrativa, bem como a entrevista narrativa que foi o dispositivo de coletas de dados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa narrativa. A entrevista foi realizada com 7 interlocutores, entre esses 6 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, todos formados em Pedagogia e efetivos da rede municipal de ensino de Teresina-PI. Por meio das categorias teóricas e da empiria, com as entrevistas narrativas, desenvolveu-se a análise de dados, baseada na análise de conteúdo em BERTAUX (2010). Os resultados das entrevistas revelaram que os professores abordam a concepção de leitura como compreensão e como processo de construção de sentidos. As estratégias que desenvolvem em sala de aula foram caracterizadas da seguinte maneira: leitura cronometrada, leitura deleite, leitura compartilhada e leitura compreensiva. Foi evidenciado que os professores manifestaram a prática pedagógica tradicional e também dialógica. Foi detectado que os professores que desenvolviam a leitura por meio da compreensão do aluno, esses são estimulados com questionamentos que o fazem pensar e fazer relações com outros contextos, partindo do que sabem, demonstrando indícios de reflexividade nas estratégias de leitura.  Também detectamos que as estratégias de leitura que consideram a penas a parte gráfica da língua e a fluência dos alunos, sem desenvolver o que leem, não demonstra indícios de reflexividade. Como conclusão afirma-se que as estratégias de leitura reflexivas, são fundamentais para o contexto da que a escola vivencia hoje, pois é necessário formar alunos conscientes e críticos dentro da sociedade.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - NIZE DA ROCHA SANTOS PARAGUASSU MARTINS - UESPI