Banca de DEFESA: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO

DISCENTE: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: EDUCADOR MUSICAL: FORMAÇÃO INICIAL, NOVA LICENCIATURA EM MÚSICA?
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial Docente. Educador Musical. Profissionalidade. Curso de Música UFPI.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Universidade Federal do Piauí instala em 1977 o curso de Educação Artística através da resolução nº 01/77 CCE/UFPI-CONSUN, sendo destaque ao longo de mais de 30 anos na formação de professores em território piauiense com a habilitação para atividade docente em música. A forma como os profissionais estavam sendo identificados, o seu papel no ensino de Arte, a identidade atribuída pelas instituições, pelos pares e principalmente pela sociedade foi colocar em questão, o que culminou com uma interpretação de que o perfil do egresso do curso estava ultrapassado pois se considerou que a estrutura curricular se mostrava ineficiente e não atendia às necessidades do mercado de trabalho além de disciplinas e ementas desatualizadas que tinham inclinação a polivalência comprometendo o perfil profissional formado pelo curso. O corpo docente que compunha o curso responsável por aquela formação de professores “Educadores Musicais” até então, no ano de 2010 em reconhecimento a necessidade da elaboração de um currículo que considerasse e pudesse se adequar a realidade que estavam vivendo e aos novos paradigmas, elaborou a proposta do Projeto Político Pedagógico para criação do Curso de Licenciatura em Música (LM). A mudança afetaria a dimensão individual de como cada futuro Educador Musical construiria sua profissionalidade ao longo desse processo na graduação para suas vidas concretas como professores. Neste sentido, partimos do seguinte questionamento: como a formação inicial de professores do Curso de Música implica na construção da profissionalidade do Educador Musical? Assim, o objetivo geral desta investigação se voltou em compreender como a formação inicial de professores no Curso de Música (LM) implica na construção da profissionalidade do Educador Musical. Para seu desenvolvimento, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar as significações, que articulam sentidos para a concepção de egresso do curso; conhecer os principais processos que têm constituído a profissionalidade do Educador Musical; entender como os elementos da relação pedagógica medeiam a constituição da profissionalidade do Educador Musical. O referencial teórico-metodológico está fundamentado em autores como Formosinho (2009), García (1999), Pacheco; Flores (2000), sobre conceitos, concepções, princípios, organização, modelos, estrutura dentre outros da formação inicial e profissionalidade, e na concepção de Educador Musical a proposta de Kleber (2000), PPP Música (2010). A abordagem qualitativa conta com fontes bibliográficas para acessar as informações devidamente autorizados para utilização na pesquisa, relacionadas ao curso de licenciatura em música da UFPI entre os anos de (2010 a 2020). A análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas a partir do procedimento metodológico da análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados alcançados evidenciam que a profissionalidade do Educador Musical se constitui a partir de determinantes que se desenvolvem principalmente no período da formação acadêmica. Dentre os determinantes histórico-sociais da formação, destacamos como constituintes da profissionalidade docente, as contradições que se revelaram no processo de formação inicial e, ainda, nos processos de desvalorização e pouco contato com práticas de professor relacionadas a valores básicos essenciais ao processo de formação profissional.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - LUCIANA MARTA DEL BEN - UFRGS