Banca de DEFESA: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Sala remota no Google Meet
TÍTULO: Avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica: intercambiando histórias de professores
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Prática docente. Pesquisa Narrativa.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa de doutoramento “Avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica: intercambiando histórias de professores” tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica, partindo da seguinte questão-problema: Quais os efeitos das concepções de avaliação da aprendizagem de professores da EPT/IFMA no desenvolvimento de suas práticas docentes? Para o detalhamento do problema de pesquisa foram delineadas as seguintes questões norteadoras: Que concepções de avaliação da aprendizagem subjazem às práticas docentes de professores da EPT/IFMA?; Como se caracterizam as práticas avaliativas desenvolvidas por professores da EPT/IFMA no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem? Que aspectos legais regulam as práticas de avaliação da aprendizagem no IFMA campus Barra do Corda? Que funções a avaliação da aprendizagem cumpre nas práticas de professores da EPT/IFMA? Que usos os professores da EPT/IFMA fazem dos resultados da avaliação da aprendizagem? Dispõe como objetivo geral analisar as concepções de avaliação da aprendizagem de docentes que atuam na EPT/IFMA e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Explica que a avaliação da aprendizagem é compreendida como instrumento importante no processo de ensinar e de aprender na educação profissional e tecnológica, visando à construção do conhecimento, à discussão de ideias promovendo uma atividade investigativa e à utilização de instrumentos variados. A temática em estudo apoia-se em autores que discutem a avaliação da aprendizagem, a exemplo de Luckesi (2011), Hofmann (2014), afirmando que a avaliação tem uma função mediadora e investigativa; Libâneo (2013) que trata a avaliação como momentos do processo de ensino. Sobre educação profissional e tecnológica, apoia-se nos estudos de Pacheco (2014), Marchesan (2017), entre outros. Em relação aos aspectos metodológicos, desenvolve-se com base na abordagem biográfica e na pesquisa narrativa dialogando, entre outros, com Souza (2006) e Josso (2014). Adota como dispositivos de produção de narrativas as rodas de biografização, inspiradas na proposta de biografia educativa de Josso (2010) e a escrita dos memoriais de formação, dispositivo em que o sujeito relata acontecimentos que são ou foram importantes em sua trajetória de vida, fundamentado em Passeggi (2008). O estudo tem como cenário o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Barra do Corda e conta com a colaboração de professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A relevância da pesquisa se explica em razão de a avaliação da aprendizagem abranger as seguintes dimensões: dimensão pessoal (relaciona-se com a profissão); dimensão social (aprofunda reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica-EPT), dimensão acadêmica (contribui com reflexões sobre avaliação na educação profissional e tecnológica).

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA