• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PÁDUA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PÁDUA
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Sala de defesa PPGED
TÍTULO: A CULTURA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-TUTOR NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Professor-tutor. Cultura pedagógica. Formação docente.
ÁREA: Educação

A modalidade de Educação a Distância - EaD tem sido uma possibilidade para a formação de professores principalmente em tempos de avanços tecnológicos e desafios sociais. Diante dessa contextualização, é relevante a participação de professores-tutores que colaboram a partir de uma cultura pedagógica no desenvolvimento de cidadãos profissionais. Nesse sentido, a respectiva produção apresenta um estudo sobre a cultura pedagógica do professor-tutor presencial e professor-tutor a distância do Núcleo de Educação a Distância - NEAD da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, que realizam atividade na graduação em licenciatura. O trabalho advém do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, em virtude das reflexões promovidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional - NIPEEPP. O objetivo geral compreende o processo de analisar a cultura pedagógica do professor-tutor no contexto da EaD. De forma específica empreendemos esforços para descrever a atividade desenvolvida pelo professor-tutor da EaD; identificar as diferenças de atividades exercidas pelo professor-tutor presencial e professor-tutor a distância; e caracterizar a cultura pedagógica do professor-tutor da EaD. O diálogo teórico sobre a EaD está fundamentado em apontamentos de Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2013), Mattar (2014) e diversos estudiosos. Os conhecimentos acerca do professor-tutor da EaD estão descritos com base em reflexões de Guarezi e Matos (2012), Teresina (2020), bem como outros investigadores. Para conceituarmos cultura pedagógica, apoiamo-nos em pensamentos de Libâneo (2001), Saviani (2010), Franco (2012) e outros autores. A estrutura metodológica da investigação apresenta ideias da pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos virtualmente por meio de questionário e entrevista, com a participação de 04 (quatro) professores-tutores do NEAD / UESPI. A sistematização dos dados em categorias decorre de algumas noções da análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977), e a interpretação a partir de diferentes reflexões advindas da hermenêutica (GADAMER, 2000). Os resultados parciais apontam que o professor-tutor da EaD, apresenta uma racionalidade técnica, desenvolve ações educativas, ora com a contribuição do professor que coordena o componente curricular, ora com a ajuda de outros professores-tutores, ou até mesmo sozinho. Apontam ainda que durante o seu fazer no processo de formação de professores tem a própria prática fragilizada devido à dinamização de atividades de um bloco e seus diversos objetos de conhecimentos, em que seus planejamentos se tornam vulneráveis diante da pseudo-autonomia, No entanto, percebem-se como professor, corresponsável pela aprendizagem dos estudantes, desafiados a aprender e orientar diariamente, apesar das adversidades.

Externo ao Programa - 010.623.404-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - BENTO DUARTE DA SILVA - UMINHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI