Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE CARVALHO LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANE CARVALHO LEITE
DATA: 25/11/2013
LOCAL: Sala de Defesas do PPGEd
TÍTULO:

Prática Docente em Ciências Naturais: as abordagens dos recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências. Recursos Tecnológicos. Ensino Fundamental

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho decorre de uma pesquisa que tem por o objetivo geral investigar as formas de abordagens dos Recursos Tecnológicos no ensino de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Teresina – PI, para compreender a prática docente. Utilizamos como questões norteadoras: caracterizar o perfil dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental; verificar como os conhecimentos adquiridos na formação inicial contribuem para a prática reflexiva dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências Naturais; caracterizar a prática docente dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever como os professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental tratam os Recursos Tecnológicos no ensino de Ciências Naturais; identificar a importância atribuída ao ensino de Ciências Naturais e aos Recursos Tecnológicos, pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos que nossa fundamentação teórica foi embasada em autores como Mendes Sobrinho (1998, 2002, 2008), Krasilchik (1987, 2000), Delizoicov e Angotti (1990), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), Lorenzetti e Delizoicov (2008), autores que discutem sobre o ensino de Ciências Naturais como também em teóricos nacionais e internacionais que discutem sobre formação de professores e práticas docentes como Brito (2006, 2010), Libâneo (2002), Perrenoud (1993), Nóvoa (1992), Tardif (2002) e entre outros, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais (2002) que norteiam a educação brasileira. No campo metodológico, nossas discussões serão embasadas por Severino (2007), Creswell (2010), Cervo (2007), Castro (2006), Amaro, Póvoa e Macedo (2005) e outros.  Optamos pela utilização da pesquisa descritivo-analítica dentro da abordagem qualitativa tendo como campo de pesquisa 04 (quatro) escolas municipais públicas do município de Teresina – PI: Escola Municipal Professor Benjamim Soares de Carvalho, Escola Municipal Simões Filho, Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva e Escola Municipal Torquato Neto. Diante da problemática proposta para esse estudo, foram definidas as seguintes técnicas e instrumentos que no processo de coleta dos dados: questionário misto e entrevista semiestruturada. Assim, selecionamos 10 sujeitos distribuídos nas quatro escolas públicas municipais da zona urbana de Teresina, havendo uma distribuição proporcional dos anos iniciais de ensino para os sujeitos pesquisados cujos são professores de Ciências Naturais com mais de 5 (cinco) anos de carreira docente nessa área de ensino, que encontram-se ministrando a disciplina de Ciências Naturais e efetivos do quadro de professores da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da cidade de Teresina – PI. Para a análise dos dados utilizaremos o método de análise de conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (1987) a partir de três etapas: I - Pré-análise: etapa em que se processa a organização do material colhido; II - Descrição analítica: apresentação das informações existentes no material através de uma análise profunda; III - Interpretação inferencial: reflexão sistematizada para se estabelecer as relações com a realidade pesquisada, realizando as inferências necessárias.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1316848 - ANA BEATRIZ SOUSA GOMES