Banca de DEFESA: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO

DATA: 28/02/2014
LOCAL: Auditório do CCE
TÍTULO:

PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA: SENTIDO E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS EM COLABORAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Violência Escolar. Práticas de enfrentamento. Sentidos e significados. Colaboração.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo é uma investigação dos sentidos e dos significados das práticas de enfrentamento à violência em contexto escolar atribuídos pelos professores dos anos iniciais. Foi realizado com três professoras de uma escola pública do município de Teresina-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético. A Pesquisa Colaborativa é uma modalidade de investigação que instiga o pesquisador e o professor a repensar suas teorias e práticas, promovendo o desenvolvimento profissional e a produção de conhecimento. O interesse nesta pesquisa gerou os seguintes questionamentos: Que tipo de práticas são produzidas pelos professores para o enfrentamento da violência em contexto escolar? Quais os sentidos e significados que os professores atribuem as suas práticas de enfrentamento à violência em contexto escolar? Como os sentidos e os significados das práticas de enfrentamento à violência produzidas pelos professores podem-se expandir?. Assim, estabelece como objetivo geral investigar os sentidos e os significados das práticas de enfrentamento à violência em contexto escolar atribuídos pelos professores dos anos iniciais. De maneira específica a pesquisa objetiva caracterizar as práticas produzidas pelos professores para o enfrentamento da violência em contexto escolar; identificar os sentidos e os significados que os professores atribuem às suas práticas de enfrentamento à violência em contexto escolar; e compreender os sentidos e os significados das práticas produzidas pelos professores, colaborando no sentido de propiciar condições necessárias para a expansão de tais práticas, bem como dos sentidos e significados atribuídos a elas. As referências teórico-metodológicas foram de Abramovay (2002), Freire (1987), Milani (2003) Ibiapina (2007, 2008)  Vigotski (1996) entre outros. A produção dos dados foi desenvolvida por meio de quatro encontros colaborativos e duas sessões reflexivas gravadas em áudio. A análise de dados está fundamentada em Ramalho e Resende (2011). O estudo conclui que a violência afeta os sujeitos envolvidos fisicamente, psicologicamente e eticamente, e requer o desenvolvimento de uma consciência mais crítica para a cultura de paz nos contextos acometidos pela violência.

Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS - UFC