Banca de DEFESA: ROSANE CARVALHO LEITE

DATA: 28/02/2014
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO:

PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: A ABORDAGEM DO EIXO TEMÁTICO RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências. Recursos Tecnológicos. Ensino Fundamental

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem objetivo geral investigar a prática docente de professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no que se refere à abordagem do eixo temático Recursos Tecnológicos. São objetivos específicos: descrever o perfil dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental; caracterizar a prática docente em Ciências Naturais; descrever como os professores tratam o eixo temático Recursos Tecnológicos no ensino de Ciências Naturais; analisar a importância do eixo temático Recursos Tecnológicos no ensino de Ciências Naturais para uma formação científica e tecnológica. O problema de pesquisa tem o enunciado: como é realizada a abordagem do eixo temático Recursos Tecnológicos na prática docente de professores de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A fundamentação teórica foi embasada em autores como Mendes Sobrinho (1998, 2002, 2008), Krasilchik (1987, 2000), Delizoicov e Angotti (1990), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), Lorenzetti e Delizoicov (2008), que discutem sobre o ensino de Ciências Naturais; além de teóricos que estudam a formação de professores e práticas docentes como Brito (2006, 2010), Libâneo (2002), Perrenoud (1993), Nóvoa (1992), Tardif (2002) dentre outros, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais (BRASIL, 2002), que norteiam a educação brasileira. No campo metodológico, as discussões foram embasadas em Severino (2007), Creswell (2010), Cervo (2007), Castro (2006), Amaro, Póvoa e Macedo (2005) e outros.  O estudo é descritivo e analítico, com abordagem qualitativa tendo como campo de pesquisa 04 (quatro) escolas públicas municipais de Teresina – PI. Foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos para a coleta dos dados: questionário misto e entrevista semiestruturada. A amostra é composta por 10 (dez) professoras das escolas campo de pesquisa, com no mínimo, 5 (cinco) anos de carreira docente e encontram-se ministrando a disciplina de Ciências Naturais. A análise dos dados foi realizada utilizando o método de análise de conteúdo seguindo as orientações de Bardin (1987) centrada em 2 (duas) categorias: a prática docente em Ciências Naturais e o eixo temático Recursos Tecnológicos. Por meio das falas das interlocutoras, desta pesquisa, reflexões surgiram com as análises e discussões realizadas sobre as práticas docentes em Ciências Naturais e como ocorre a abordagem do eixo temático Recursos Tecnológicos na ação docente do professor de Ciências Naturais. Os resultados do estudo empírico evidenciam que algumas mudanças em relação à abordagem desse eixo temático estão acontecendo, remetendo para a formação crítica do cidadão e da contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno. Os docentes que atuam nesta disciplina curricular buscam desenvolver tal abordagem em conexão com os demais eixos temáticos de Ciências Naturais: Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde. Além de relacionar os conteúdos de tal temática com os conhecimentos prévios de seus alunos, fazendo a contextualização histórica do uso da tecnologia pela humanidade, buscando situações do cotidiano, mais também utilizando-se da indagação, da curiosidade e da investigação para relacionar os conteúdos científicos e tecnológicos com a vida de seus alunos. Os professores pesquisados encontram dificuldades quanto à abordagem do eixo temático Recursos Tecnológicos, entretanto, os mesmo tem consciência da importância de tal abordagem logo nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribuindo para a formação científica e tecnológica de seus alunos.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA