Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANGELA PEREIRA DE SOUSA
DATA: 31/07/2014
LOCAL: Sala de Defesa - PPGEd- UFPI
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: MEMÓRIAS DE LEITURA E SUAS INFLUENCIAS NAS PRATICAS PEDAGOGICAS

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Trajetória formativa. Formação de professores. Memória. Alfabetização. Práticas Leitoras. Práticas Pedagógicas

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

RESUMO

Trata-se de estudo de natureza qualitativa desenvolvido com um grupo de cinco professoras alfabetizadoras que atuaram em escolas de Teresina-PI, nas décadas de 1960 e 1970. Para desenvolver esta investigação, optamos pela pesquisa narrativa numa abordagem de relato oral de vida, conforme linha teórica proposta por Nóvoa (1988 e 1995); Nóvoa e Fingen (1988); Josso (2004); Dominicé (1988); Souza (2006), entre outros. Partimos do pressuposto de que as trajetórias formativas são influenciadas sobremaneira pelas práticas leitoras desenvolvidas ao longo do percurso de vida, impactando as práticas pedagógicas. Dessa forma, indagamos: Como as experiências de práticas leitoras, desde alfabetização ao ensino superior, interferiram na construção da trajetória formativa de professoras alfabetizadoras? Que experiências de práticas leitoras vivenciaram no transcurso da alfabetização ao ensino superior? Quais as lembranças mais significativas em relação às práticas leitoras no desenvolvimento das trajetórias formativas? Em que medida, essas práticas leitoras, influenciaram nas práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras? Estabelecemos como objetivo geral analisar a construção da trajetória formativa de professoras alfabetizadoras, que atuaram em escolas de Teresinha-PI, nas décadas e 1960 e 1970, mediada pelas memórias de práticas leitoras, no transcurso da alfabetização até o ensino superior, apreendendo o impacto dessas vivências no percurso formativo e em suas práticas pedagógicas. Específicos: Descrever a trajetória formativa das professoras alfabetizadora com base nas reminiscências/experiências de práticas leitoras vivenciadas durante o percurso da alfabetização até o ensino superior; trançar um paralelo comparativo dessas escritas memorialistas da professoras alfabetizadoras realçando pontos de similaridades e diferenças, a partir dos vários contextos em que foram realizadas; analisar os possíveis impactos dessas práticas leitoras sobre a trajetória formativa e sobre suas práticas pedagógicas.  As categorias definidas, consoante Bardin (2010): A trajetória formativa das professoras alfabetizadoras; Práticas leitoras em foco: os textos como protagonistas da formação; Momentos marcantes como professora alfabetizadora: o desvelar da trajetória formativa e Experiências de práticas leitoras: implicações na trajetória formativa e prática pedagógica, requereram uma ampla ação do nosso olhar sobre o percurso formativo das professoras alfabetizadoras. Percorremos, por meio dos relatos orais de vida das professoras interlocutoras do estudo, seus processos formativos profissionais, visando obter conhecimento acerca de suas trajetórias formativas. Tomamos como referência teórica as contribuições de autores que discutem essa trajetória formativa, como Nóvoa (1998, 1992, 1995 e 1999); Tardif (2002); Pimenta (2005); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Perrenoud (1997), Contreras (2002), Imbernón (2010), entre outros. Do ponto de vista dos estudos da memória optamos pelo referencial composto por Halbwaches (1990); Amado (1995); Guedes-Pinto (2001, 2008); Bosi (2004), entre outros. Esperamos com este trabalho, contribuir para o debate no tocante a construção da trajetória formativa mediada por memórias de práticas leitoras, em contextos diversos.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES