Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RODRIGUES
DATA: 14/08/2014
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVENDO MITOS, RITOS, REALIDADES

PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos. Avaliação da Aprendizagem. Práticas Avaliativas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Este estudo apresenta o desenho de uma investigação sobre as possibilidades de análise crítica do processo de avaliação da aprendizagem, objeto de estudo dessa investigação. Busca uma reflexão das práticas avaliativas tendo como lócus a sala de aula, dialogando com sentidos e significados da avaliação e da aprendizagem para os profissionais da escola. Está sendo desenvolvida com a participação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos do sistema de ensino municipal de Teresina/Piauí. O referencial teórico metodológico se sustenta na abordagem qualitativa do tipo descritiva. A opção pela pesquisa qualitativa se justifica porque se aplica ao nosso objeto de estudo, visto que, trata-se de um processo de reflexão que envolve a análise da realidade, fazendo uso de métodos e técnicas para sua compreensão envolvendo simultaneamente sujeitos investigados e pesquisadores. O interesse por essa problemática partiu de inquietações originadas de vivências profissionais desempenhando funções técnicas na Secretaria Municipal de Educação e como professor da escola básica atuando no ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que resultou na questão que norteou a pesquisa: Como as concepções dos educadores, sobre avaliação e as práticas avaliativas desenvolvidas no cotidiano das escolas de Educação de Jovens e Adultos contribuem para a efetiva avaliação da aprendizagem?  Define como objetivo geral analisar as concepções de avaliação e práticas avaliativas utilizadas no cotidiano escolar, na perspectiva da avaliação da aprendizagem. De forma específica busca identificar as concepções sobre a avaliação e avaliação da aprendizagem visando o processo avaliativo; avaliar os instrumentos utilizados na sala de aula para verificação do conhecimento apreendido; descrever as práticas avaliativas, comumente desenvolvidas nas escolas a luz das teorias da avaliação da aprendizagem. No plano teórico, fundamenta-se, nos estudos de Hadji (2011), Perrenoud (1999), Demo (1996), Esteban (2003), Zabala (1998), Luckesi (2011), Afonso (2005), Romão (2011), Freire (1976), Hoffman (2001), Moura (2003), Morin (2000), Saul (1999), Vasconcellos (1998), Barcelos (2013), Arroyo (2005), dentre outros. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção de dados o questionário, a entrevistas e o grupo focal. A organização e a interpretação dos dados se apoiam em Bardin (1979), Oliveira (2010) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados até então revelam a existência de um referencial teórico amplo, refletindo a avaliação e avaliação da aprendizagem, numa perspectiva emancipatória e democrática, com ênfase nos equívocos conceituais que ainda persistem em valorizar os termos testar, medir e avaliar, não levando em consideração a aprendizagem dos estudantes concebendo a avaliação, ainda nos dias atuais, como um ritual para cumprir as exigências institucionais, um mito, algo ainda incompreendido, desconsiderando a realidade de aprendizagem dos estudantes.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES