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Banca de DEFESA: GRASIELA MARIA DE SOUSA COÊLHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRASIELA MARIA DE SOUSA COÊLHO
DATA: 13/04/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/sala de vídeo
TÍTULO:

Formação contínua e atividade de ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na educação infantil 


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVES: Formação. Ensino. Atividade. Brincar.

 


PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Em razão dos desafios que se apresentaram no cotidiano da prática da professora formadora, nesta pesquisa objetivamos analisar a relação entre a formação contínua e os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil. De maneira específica, nos propomos a identificar os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil; caracterizar a atividade de ensinar, relacionando-a com o sentido do brincar internalizado pela professora da Educação Infantil; compreender a repercussão da formação contínua nos sentidos atribuídos ao brincar pela professora que atua na Educação Infantil. Consideramos que a continuidade da formação é essencial para a expansão dos sentidos surgidos no decorrer da atuação da professora da Educação Infantil, de maneira que a visão acerca do processo do brincar vai se constituindo durante o exercício de ensinar e mediante o contexto da formação. Assim, a realização desta pesquisa contou com a participação de três professoras que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Teresina, e uma graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, tendo como opção teórico-metodológica o Materialismo Histórico-Dialético, fundamentado em Marx (1983; 2001); a abordagem Sócio-Histórico-Cultural, pautada em Vigotski (2007); a Teoria da Atividade na perspectiva de Leontiev (1998) e Engeströn (2002), e pautados em Magalhães (2007) e Ibiapina (2007) utilizamos a Pesquisa Crítica de Colaboração. A produção dos dados foi viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações colaborativas. Para empreender a análise tomamos por base Bakhtin (2000), tendo como foco a análise do discurso e considerando as seguintes significações: interação verbal (objeto teórico), tema e significação (dispositivos teóricos), para analisarmos os episódios que selecionamos como representativos do que nos propusemos a investigar. Com base nisso, constatamos que os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto atividade social.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO - UFRN
Notícia cadastrada em: 21/03/2012 19:18
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