Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTTEM COSTA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTTEM COSTA DE SANTANA
DATA: 14/12/2012
LOCAL: Sala de Vídeo
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações a partir de registros escritos de professores.

PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Pesquisa Narrativa. Registro Escrito. Educação Infantil. Reflexão.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objeto de estudo uso do registro escrito como narrativa que permite possibilita aos professores de educação infantil refletir sobre suas práticas pedagógicas. O estudo, portanto, tem como objetivo geral investigar os tipos de reflexões potencializadas através dos registros escritos sobre a prática pedagógica de professores da educação infantil. Para tanto, elege-se como objetivos específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica de professores da educação infantil; 2) identificar os tipos e os objetivos dos registros escritos de professores da educação infantil; e 3) analisar os tipos de reflexões que emergem dos registros escritos produzidos por professores da educação infantil. A justificativa deste estudo centra-se na intenção de favorecer aos professores de educação infantil o exercício da rememoração e da reflexão na/sobre a prática. A relevância da pesquisa decorre das contribuições no desenvolvimento da reflexão sobre a prática pedagógica dos professores da educação infantil. O estudo é relevante, também, por potencializar a tomada de consciência, o exercício da reflexão sobre o agir. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, toma-se como referência a contribuição de diferentes autores. Sobre a prática pedagógica na educação infantil, utilizou-se os estudos de Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Krammer (1996), Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002), Del Priore (2000), Ostetto (2010), entre outros. Na que concerne à metodologia tem como suporte principal os estudos de Bauer e Gaskell (2000), (1994), Bertaux (2010), Larrosa (1999), Connelly e Clandinin (2000), Dominicé (1988), Josso (2010) e Souza (2006). Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa, contemplando os aspectos da pesquisa narrativa. O locus da pesquisa foi o Centro Educacional do SESC de Floriano/PI e contou com a interlocução de cinco professoras da educação infantil. Na produção de dados, utilizamos as técnicas da entrevista narrativa e a roda de conversa, além dos instrumentos dos diários da prática e dos protocolos de observação. Para analisarmos os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, sugerido por Bardin (2011), que possibilitou a partir dos dados a organização em 03 (três) EIXOS, os quais foram: EIXO 1: Prática pedagógica na Educação Infantil e suas singularidades; EIXO 2: A prática pedagógica na educação infantil e o registro escrito; EIXO 3: O registro escrito e a reflexão na/sobre a prática pedagógica.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPE