Banca de DEFESA: LUCELIA COSTA ARAUJO

DATA: 24/02/2015
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

QUE FAZES AQUI? OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO PROFESSOR HOMEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.

PALAVRAS-CHAVES:

Professor homem. Identidade docente. Psicologia Sócio-Histórica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este trabalho consiste em relato de pesquisa realizada com o objetivo principal de investigar os significados e os sentidos que o professor homem produz sobre a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a constituição da identidade desse professor. Para o alcance deste são propostos os objetivos específicos: conhecer os motivos que orientaram o professor homem a ingressar na docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender as determinações que medeiam a significação da profissão docente pelo professor homem; analisar como as significações produzidas pelo professor sobre a docência se relacionam com a constituição da sua identidade. A fundamentação teórico-metodológica da investigação encontra-se ancorada nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo nas contribuições teóricas de Vigotski (2009) e Leontiev (1978). Os dados empíricos são produzidos a partir de entrevista narrativa, realizada de acordo com a sistematização de Schütze (2011). O sujeito da pesquisa é um professor homem atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI. A análise e a discussão dos dados são realizadas a partir da proposta metodológica dos Núcleos de Significação, elaborado por Aguiar e Ozella (2013). As zonas de sentido apreendidas na narrativa do docente evidenciam que o fazer-se professor acontece em um processo que se origina no ‘dilema’ entre o dom para a docência e a formação para competência técnica; as relações de amizade e de confiança que o professor estabelece com a comunidade, os alunos e pais de alunos medeiam a constituição de sentimentos de bem-estar em relação à profissão; as vivências singulares do professor homem em condições social e historicamente demarcadas pela presença feminina também são determinantes na constituição da sua identidade.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA DA CUNHA - UESPI