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Banca de DEFESA: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS
DATA: 25/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

O ANTES E O DEPOIS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES ENTRE CUIDAR E EDUCAR



PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Sócio-Histórica. Significados e Sentidos. Educação Infantil. Atividade de ensino aprendizagem.


PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Ensinar é uma atividade que identifica a profissão de professor em todos os níveis e modalidades de ensino, embora cada um tenha sua especificidade. Na Educação Infantil a especificidade da atividade de ensino aprendizagem está na articulação dialética do educar e cuidar de crianças de 0 a 5 anos, período de pleno desenvolvimento e aprendizado sobre a cultura humana.  Partindo da ideia de que nem todos os professores entendem dessa forma, o que é específico da Educação Infantil, questiona-se: de que forma a professora da Educação Infantil relaciona os significados e os sentidos constituídos na atividade de ensino aprendizagem com o desenvolvimento e aprendizagem da criança? O objetivo geral desse estudo consiste em compreender os significados e os sentidos constituídos por uma professora da Educação Infantil acerca da atividade de ensino aprendizagem e as relações com o desenvolvimento e aprendizagem da criança. E objetivos específicos: Identificar os motivos que orientam a escolha para ser professora da Educação Infantil; Conhecer as necessidades formativas geradas para desenvolver a atividade de ensino aprendizagem; Analisar as ações desenvolvidas para realizar a atividade de ensino aprendizagem visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Para fundamentar teoricamente o estudo a opção foi pela Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e seus colaboradores, tendo em vista que esta Psicologia converge com o objeto de estudo ao considerar o homem concreto e as transformações que ocorreram no processo de formar-se um ser social e histórico. Os teóricos que fundamentam este trabalho são os referentes à Psicologia Sócio-Histórica: Vigotski (1988, 1996, 1998, 2003, 2009), Leontiev (1977, 1988) e pesquisadores da infância e da Educação Infantil como Kuhlmann Jr. (2010), Kramer (2003), Oliveira (2007) e Faria (2010). Na metodologia, a abordagem qualitativa foi a opção juntamente com o uso de entrevista narrativa na produção de dados e dos Núcleos de Significação, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2013), como procedimento analítico. Os resultados evidenciam que a atividade de ensino aprendizagem da professora de Educação Infantil se constitui nas relações entre os contextos formativos, as situações vividas em sala de aula e as aprendizagens produzidas pelas crianças. Esses resultados são apresentados em três núcleos de significação, a saber: o ingresso na docência e o processo de identificação com a atividade de ensino aprendizagem na Educação Infantil; a formação mediando a constituição dos modos de ser professora da Educação Infantil e o movimento de transformação da atividade de ensino aprendizagem no exercício da docência da Educação Infantil. Esses núcleos de significação revelaram as mediações que possibilitaram o movimento de constituição da atividade de ensino aprendizagem da professora Margarida de um cuidar e educar de forma desarticulada para um cuidar e educar articulados. Esse processo ocorreu mediado pela formação inicial e contínua e pelas vivências na docência da Educação Infantil. As zonas de sentidos constituídas pela professora Margarida sobre a atividade de ensino aprendizagem é que esta deve ser transformada acompanhando as transformações sociais representadas pelas necessidades das crianças de se apropriar da cultura humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 12/02/2015 16:09
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