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Banca de DEFESA: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA
DATA: 30/04/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Educação/UFPI
TÍTULO:

Possibilidades de reflexão crítica e colaboração em contextos de formação continuada: para além do discurso


PALAVRAS-CHAVES:

Reflexão Crítica. Colaboração. Formação Continuada.


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este estudo, consiste em uma investigação sobre as possibilidades de reflexão crítica e colaboração em contexto de formação continuada. Foi desenvolvido com a participação de coordenadoras da rede municipal de Teresina/PI, as quais são co-construtoras desta pesquisa. O referencial teórico-metodológico possui embasamento na Abordagem Sócio-Histórica e no método do Materialismo Histórico Dialético. Optamos pela Pesquisa Colaborativa, por se tratar de uma modalidade de pesquisa voltada para o desenvolvimento e emancipação profissional de professores e pesquisadores simultaneamente. Este trabalho tem como objeto de investigação situações que envolvem reflexão crítica e colaboração. O interesse neste estudo partiu da inquietação enquanto professora formadora de professores o que gerou algumas indagações: existe, nas formações continuadas de professores situações favoráveis à reflexão e à colaboração? Como desenvolver o pensamento crítico-reflexivo com os professores? Quais as possibilidades de reflexão crítica e colaboração na formação continuada de professores? Buscando resposta às questões, estabelecemos como objetivo geral investigar possibilidades de reflexão crítica e colaboração na formação continuada de professores. Especificamente, buscamos: descrever situações de reflexão e colaboração presentes na formação continuada de professores; identificar os níveis de reflexividade apresentados pelos coordenadores durante a realização de encontros de formação. Para concretizar este intento, recorremos aos estudos de Vigotski (2001; 2007), Liberali (2010), Smyth (1992), Ibiapina (2005; 2008; 2009), Kemmis (1999), Magalhães (2004; 2009), Freire (1996; 2005) e Imbernón (2010), entre outros. Utilizamos como procedimentos metodológicos encontros colaborativos, entrevistas reflexivas e sessões reflexivas. Para traçar o processo de análise e interpretação dos dados nos embasamos em Ramalho e Resende (2011) e nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica – ADC, tendo a linguagem como objeto de análise. Esta pesquisa revelou-nos ser possível, na formações continuada de professores, a criação de situações favoráveis ao desenvolvimento da reflexão crítica e da colaboração, sendo a linguagem meio eliciador de transformação dos modos dos pensar e agir de coordenadores e, consequentemente, de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - MARLÚCIA BARROS LOPES CABRAL - UERN
Notícia cadastrada em: 10/04/2012 13:47
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