Notícias

Banca de DEFESA: JEFFERSON FERNANDO MENDES MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON FERNANDO MENDES MOREIRA
DATA: 13/11/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório-Pós Graduação em Ciência dos Materiais
TÍTULO:

EFEITO DA CIS-13-DOCOSENAMIDA NA MORFOLOGIA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, TÉRMICAS E DE INFLAMABILIDADE DE SISTEMAS PP/ARGILA ORGANOFILICA/ COMPATIBILIZANTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanocompósitos, PP-g-MA, Erucamida.

 

PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:

A importância de se obter materiais com melhores propriedades que o polímero puro é uma crescente em todo o mundo. Uma estratégia bastante utilizada para a obtenção de melhores propriedades é o uso de cargas reforçantes em escala nanométrica. Neste trabalho foram preparados nanocompósitos de polipropileno (PP) e montmorilonita organofílica (OMMT), utilizando polipropileno graftizado com anidrido maleico (PP-g-MA) como agente compatibilizante nas concentrações de 3%, 5%, 15% e 22,5% e erucamida como agente co-intercalante nas concentrações de 0,3%, 0,5%, 1% e 1,5%. Os nanocompósitos foram preparados através do método por intercalação no estado fundido em uma extrusora monorosca. A influência das concentrações do compatibilizante e do co-intercalante sobre as propriedades morfológicas e mecânicas dos materiais foram avaliadas por difração de raios X (DRX), microscopia Óptica (M.O.), ensaio de tração e Infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Os resultados de DRX mostraram que o nível de intercalação e/ou esfoliação é aumentado com a elevação das concentrações dos aditivos, tendo melhores resultados os sistemas com menor e maior percentuais de argila, compatibilizante e co-intercalante. Por M.O. foi observado uma boa dispersão da argila na matriz de PP em todos os sistemas. Os ensaios mecânicos não apontaram aumentos significativos quando aumentou-se a concentração do PP-g-MA e da erucamida. Pelos resultados de FTIR foram observadas as bandas características do material e suas possíveis interações e intercalações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Interno - 1720808 - RENATA BARBOSA
Presidente - 276167 - ROMULO RIBEIRO MAGALHÃES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 09/11/2015 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 12:35