Notícias

Banca de DEFESA: GLAUCIA VIANA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIA VIANA DOS SANTOS
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Salão Nobre do CPCE
TÍTULO:

COMPORTAMENTO ELETROQUIMICO DE LATOSSOLO AMARELO SOB SISTEMAS DE MANEJO NO CERRADO PIAUIENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Fertilidade do solo, plantio direto, plantio convencional, carga líquida, ponto de carga zero, ponto de efeito salino nulo.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Química do Solo
RESUMO:

A região sudoeste piauiense apresenta alterações significativas, em virtude da expansão agrícola, pois o Sul do Piauí é considerado como a última fronteira agrícola do Brasil, onde se tem investido muito na agricultura mecanizada, fomentando entre outras atividades a produção de larga escala da soja. De fato, o potencial da região para a agricultura mecanizada é elevado e nesse caso, as áreas sob explorações precisam ser monitoradas a fim de que sejam avaliados os impactos causados com a intervenção antrópica nos solos do cerrado piauiense. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo verificar as alterações químicas e eletroquímicas em Latossolo no cerrado sudoeste piauiense.  A pesquisa consistiu em dois estudos o primeiro foi verificar as alterações nos atributos químicas de um Latossolo Amarelo do cerrado piauiense sob diferentes sistemas de manejo; e avaliar o efeito dos sistemas de manejo e tempos de implantação, sobre o ponto de efeito salino nulo, o ponto de carga zero e a carga líquida de um Latossolo Amarelo no Cerrado piauiense e a correlação do PESN com atributos químicos e eletroquímicos. Os resultados do primeiro estudo indicam que em todas as profundidades, os teores de Al3+ e H+Al foram menores nos sistemas PD e PC em relação ao CN.  Os sistemas de cultivo (PD e PC) apresentaram maiores teores de P disponível e de Ca, Mg, K trocáveis e SB principalmente nas camadas superficiais.  A MO apresentou maior teor para o PC15 e PD10, onde esses valores apresentaram declínio com o aumento da profundidade. De modo geral, os atributos químicos do solo foram afetados em função dos tipos de manejos, sendo essas alterações mais evidentes na camada superficial do solo. A substituição da vegetação nativa pelos sistemas plantio convencional e direto melhora os atributos químicos do Latossolo Amarelo do cerrado Piauiense. Pois para a maioria dos nutrientes, os maiores valores médios, nas três profundidades estudadas, foram verificados nas áreas sob cultivo, quando comparados com a área testemunha (CN).  Para o segundo estudo os resultados demonstra que as cargas elétricas predominantes no Latossolo Amarelo do Cerrado Sudoeste Piauiense são negativas, possivelmente em decorrência da ação do mineral caulinita e da matéria orgânica. O PESN correlacionou-se com o PCZ positivamente para todos os sistemas de manejo estudados e significativamente somente para 4 dos 5 sistemas, exceto para o PD10.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979669 - EVERALDO MOREIRA DA SILVA
Presidente - 2364658 - MARCIO CLETO SOARES DE MOURA
Externo ao Programa - 2232167 - YURI JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/02/2016 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 16/04/2024 17:10