Banca de DEFESA: BRUNA MULLER CHIODINI

DATA: 21/02/2014
LOCAL: Auditório do CPCE/UFPI
TÍTULO:

Atributos químicos e biológicos de um Latossolo Amarelo na região do Cerrado piauiense sob sistemas de produção de grãos de milho e soja em manejo convencional do solo

PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade do solo, fertilidade do solo, propriedades químicas e biológicas do solo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

A região do cerrado brasileiro assume papel destacado na produção agrícola nacional, sendo favorecida por características físicas e topográficas do solo, mas limitada em suas características químicas, como baixo pH e escassez de nutrientes. Tais limitações podem ser amenizadas ou corrigidas por meio de práticas de manejo do solo, necessárias para obtenção de um bom desenvolvimento das culturas e elevação da produtividade, contudo quando mal empregadas estas podem induzir a redução da capacidade produtiva dos solos em curto espaço de tempo. A utilização de plantas de cobertura é considerada uma prática milenar, utilizada com sucesso desde os povos antigos. É possível afirmar que esta prática promove melhoria nos atributos biológicos, físicos e químicos do solo, tendo como consequência aumento na produtividade das culturas. O equilíbrio entre o ambiente e as culturas econômicas, depende das propriedades do solo que são fatores essenciais para o êxito dos cultivos. Na região dos cerrados algumas gramíneas tem se destacado como cobertura do solo, como é o caso do Pennisetum glaucum (milheto), que tem sido apontada como espécie produtora de elevada fitomassa e persistente a escassez de água. No entanto, estudos que relacionem o uso de plantas de cobertura e a sua influência nos atributos microbiológicos, fauna edáfica e químicos é incipiente no cerrado piauiense.

Presidente - 1514031 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA
Interno - 1974814 - BRUNO DE OLIVEIRA DIAS
Interno - 1783815 - GLENIO GUIMARAES SANTOS
Externo ao Programa - 986.520.871-72 - LEANDRO PEREIRA PACHECO - UFMT