Banca de DEFESA: JAURENE MOURA FÉ MORAES

DATA: 16/01/2015
LOCAL: Salão Nobre do CPCE
TÍTULO:

Caracterização física e química de substratos hortícolas à base de resíduos orgânicos regionais

PALAVRAS-CHAVES:

Caule decomposto de buriti, produção de mudas, resíduos industriais

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

Visando o melhor aproveitamento dos resíduos orgânicos regionais na obtenção de insumo para o cultivo de plantas, o presente estudo objetivou avaliar a qualidade física e química de resíduos e materiais orgânicos regionais para uso como substrato agrícola. As avaliações foram realizadas na Universidade Federal do Piauí Campus de Bom Jesus e no Instituto Agronômico de Campinas/São Paulo. Foram formulados vinte e um substratos compostos de caule decomposto de buriti, bagana de carnaúba semidecomposta, bagana de carnaúba com casca de arroz e esterco caprino com areia em diferentes proporções em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. A avaliação física levou em consideração a densidade úmida e seca, capacidade de retenção de água, espaço de aeração e volume de poros, e a química foram: potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica e teores totais de macro e micronutrientes determinados. Os resultados indicaram que os materiais orgânicos regionais, testados, podem ser utilizados como substrato agrícola ou como condicionadores de substratos. Os substratos apresentam diferentes características físicas, sendo que a maioria encontra-se dentro da faixa ideal recomendada para substratos agrícolas. Mas, há necessidade de ajustes nas propriedades químicas para uso como substrato hortícola.

Interno - 1741169 - ADRIANA MIRANDA DE SANTANA
Presidente - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNESP
Externo à Instituição - MARKILLA ZUNETE BECKMANN CAVALCANTE - UNIVASF
Externo ao Programa - 2099554 - WIARA DE ASSIS GOMES