Banca de DEFESA: JOSÉLIA PAES RIBEIRO DE SOUZA

DATA: 24/02/2015
LOCAL: Auditório do CPCE/UFPI
TÍTULO:

ATRIBUTOS ELETROQUÍMICOS DE UM LATOSSOLO AMARELO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NO CERRADO PIAUIENSE

PALAVRAS-CHAVES:

Ponto de carga zero, cargas elétricas do solo, matéria orgânica, PESN

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Química do Solo

A utilização e manejo do solo pela agricultura deve observar as condições eletroquímicas do mesmo, visto que as cargas elétricas fundamentalmente importantes na fertilidade, são geradas tanto através dos processos pedológicos, quanto nas variações de condições do solo, especialmente pH e teor de Matéria Orgânica do Solo (MOS). Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de diferentes sistemas de manejo e tempos de implantação, sobre os atributos eletroquímicos de um Latossolo Amarelo, no Cerrado piauiense. Foram coletadas amostras nas profundidades de 0 – 5; 5 – 10; 10 – 20 e 20 – 30 cm, na fazenda Novo Horizonte, localizada na Serra do Quilombo em Bom Jesus – Piauí e avaliados seis diferentes sistemas de manejo: cerrado nativo (CN), área nova (AN), plantio convencional (PC) com 4 e 8 anos de implantação e plantio direto (PD) com 1 e 3 anos de implantação. Nos laboratórios da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus-PI, foram determinados, Ponto de Carga Zero (PCZ), predomínio de cargas dos solos (ΔpH), Ponto de Efeito Salino Nulo (PESN), ψo e Argila Dispersa em Água (ADA). Os atributos eletroquímicos, PESN, PCZ, ΔpH e ψo, foram correlacionados com ADA, CTC e MOS e os resultados obtidos demostram que em todos os sistemas de manejo, foram encontrados valores negativos de ΔpH, indicando natureza eletronegativa para o Latossolo Amarelo estudado. Os sistemas de cultivo pesquisados foram capazes de elevar o PESN do solo, pois numa mesma camada, houve aumento nos valores de PESN das áreas de CN e AN, para as áreas de cultivo, tanto PC, quanto PD. No horizonte subsuperficial houve correlação significativa entre a MOS e a CTC, confirmando a capacidade da geração de cargas negativas pela MOS. O atributo ΔpH apresentou correlação significativa com o potencial elétrico superficial (Ψo) indicando relação entre estas medidas de carga de superfície. O PCZ apresentou correlação com a MOS, pela capacidade da geração de cargas negativas pela MOS, especialmente em solos de clima tropical. Houve uma correlação positiva entre os atributos CTC, PESN, PCZ e Ψo.

Presidente - 1974814 - BRUNO DE OLIVEIRA DIAS
Interno - 1514031 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA
Interno - 2364658 - MARCIO CLETO SOARES DE MOURA
Interno - 1081793 - RONNY SOBREIRA BARBOSA