Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO BARBOSA BRASILEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALO BARBOSA BRASILEIRO
DATA: 25/08/2016
LOCAL: Sala: 260 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Avaliação de Desempenho de Algoritmos de Roteamento em Redes Ópticas Elásticas

PALAVRAS-CHAVES:

Redes ópticas elásticas, OFDM, RSA, camada física

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Tecnologias que permitem a transmissão de grande volume de dados geram uma necessidade de maiores taxas de transmissão (KRETSIS et al., 2014). Devido a essa problemática, surge a tecnologia de redes ópticas elásticas. Por utilizar fibras ópticas, as redes ópticas elásticas atingem altas taxas de transmissão, e ainda apresentam imunidade a interferências elétricas. O espectro óptico das fibras é definido por um intervalo de frequência, dividido em intervalos menores, denominados slots, que são alocados para o estabelecimento do circuito óptico. Além de permitir a alocação de vários circuitos em paralelo, as redes ópticas elásticas permitem a agregação de slots para gerar canais com maior capacidade de transmissão. Para realizar a transmissão de dados de forma mais eficiente, é preciso considerar o modo com que se utiliza os recursos disponibilizados nas redes ópticas elásticas. Assim, a escolha de rotas e a faixa espectral disponibilizada para alocação de recursos desempenha papel fundamental na capacidade de traissão da rede. A dificuldade em selecionar os recursos adequados para alocação de circuitos é um dos problemas característicos na literatura, sendo nomeado Problema RSA (Routing and Spectrum Allocation - Roteamento e Alocação de Espectro). Considerando a necessidade de solucionar o problema RSA, foi proposta uma solução RSA para redes ópticas elásticas, que utiliza sistemas fuzzy para a escolha do conjunto de rotas e intervalos espectrais durante a fase de funcionamento da rede. O algoritmo opera sobre o conjunto de menores caminhos para cada par de nós da rede, e obtém desempenho superior quando comparado com os algoritmos de roteamento de Dijkstra (DIJKSTRA, 1959), MMRDS (SANTOS et al., 2012), e outra técnica de roteamento baseada em sistema fuzzy (RIBEIRO, 2014), que consideram o mesmo cenário da solução RSA proposta. Após obter esses resultados, esse trabalho de qualificação propõe o estudo de algoritmos RSA que, além das características avaliadas, consideram as interferências provenientes da camada física da rede. Também há como objetivo a elaboração de uma técnica RSA ciente das imperfeições do meio físico e que utilize um sistema inteligente para obter desempenho superior aos algoritmos RSA cientes das imperfeições de camada física encontrados..

Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Externo ao Programa - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR