Banca de QUALIFICAÇÃO: JURANDIR BARROS DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JURANDIR BARROS DA SILVA JÚNIOR
DATA: 29/08/2017
LOCAL: Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI
TÍTULO: Cadeia Operatória Lítica dos Sítios Arqueológicos Seu Bode, Dunas I e Dunas II, no Município de Luís Correia, litoral do estado do Piauí, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Sítios Litorâneos; Tecnologia Lítica; Captação de Matéria Prima; Escolhas Culturais
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

Este estudo tem como principal propósito a identificação das técnicas utilizadas na confecção dos artefatos líticos presentes nos sítios arqueológicos Seu Bode, Dunas I e Dunas II, localizados no Município de Luís Correia, Piauí, Brasil. Para a realização desse estudo foram analisados artefatos que se encontravam depositados na reserva técnica do Núcleo de Antropologia Pré-Histórica da Universidade Federal do Piauí (NAP/UFPI), coletados em projetos desenvolvidos entre os anos de 2001 e 2011. A proposta metodológica baseou-se no estabelecimento de uma análise laboratorial detalhada dos atributos formais e descritivos dos artefatos, acompanhada de uma verificação, in situ, dos tipos de artefatos e das paisagens em que os sítios se inserem. Desse modo, com base nas técnicas de produção artefatual e da análise da percepção da performance dos artesãos, foi possível identificar diversos tipos de artefatos líticos e suas recorrências.

Interno - 2232128 - ANGELO ALVES CORREA
Presidente - 1861182 - FLAVIO RIZZI CALIPPO
Interno - 2297796 - GREGOIRE ANDRE HENRI MARIE GHISLAIN VAN HAVRE
Interno - 1656931 - JACIONIRA COELHO SILVA