Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA JOAQUINA DA CRUZ OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA JOAQUINA DA CRUZ OLIVEIRA
DATA: 30/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia
TÍTULO: LOUÇA E ELEMENTOS CONSTRUTIVOS NA COMPREENSÃO DOS CONTEXTOS SÓCIO HISTÓRICOS DO PIAUÍ DURANTE O PERÍODO COLONIAL: um estudo sobre sobre a Casa Grande dos Prazeres, Bertolínia/PI.
PALAVRAS-CHAVES: Fazenda Prazeres. Louça. Piauí Colonial.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Histórica
RESUMO:

RESUMO

 

A Fazenda Prazeres é um sítio histórico e arqueológico localizado no município piauiense de Bertolínia. No contexto da formação do Piauí essa fazenda pertencia à Vila de Jerumenha, um dos primeiros núcleos populacionais da capitania que mais tarde viria a ser o Estado do Piauí. Sua ocupação inicial remete ao final do século XVIII e, era constituída pela Casa Grande, pela Senzala, pelo Cemitério e pela Capela. Possuía ainda um pomar composto por espécies como mangueiras, laranjeiras, cajueiros, plantações de mandioca, cana-de-açúcar e outros gêneros. 

As escavações nesse sítio ocorreram no ano de 2014 dentro do Projeto de Resgate Arqueológico no trecho da BR 135 entre os municípios de Bertolínia e Eliseu Martins, no Estado do Piauí, e foram executadas pela equipe de pesquisadores da Habitus Bio Consultoria. O acervo exumado desse sítio conta com cerca de 6796 artefatos de tipos diversos como louça, vidro, metal, cerâmica e ossos de fauna.  Dentre o universo desse acervo, para essa pesquisa, optou – se por utilizar a louça, tendo em vista que essa categoria material quantitativamente é a mais expressiva, contendo 4067 fragmentos, além de permitir uma gama diversificada de análises que vão desde cronologia a comportamentos de consumo.  

A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender aspectos relacionados ao modo de vida, em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, dos diversos grupos domésticos que residiram na Fazenda Prazeres entre o final do século XVIII e início do século XX, a partir da análise da cultura material recuperada, mais especificamente das louças.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153338 - MARIA DO AMPARO ALVES DE CARVALHO
Interno - 2297796 - GREGOIRE ANDRE HENRI MARIE GHISLAIN VAN HAVRE
Interno - 1656931 - JACIONIRA COELHO SILVA
Externo ao Programa - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - FERNANDA CODEVILLA SOARES - UFMG
Notícia cadastrada em: 08/08/2017 12:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 05/10/2022 23:13