Banca de DEFESA: FABÍULA MARTINS FERRER

DISCENTE: FABÍULA MARTINS FERRER
DATA: 20/01/2023
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Análise das Gravuras do Parque Nacional da Serra das Confusões - Piauí, Brasil: Uma abordagem espacial inter e intra-sítios rupestres
PALAVRAS-CHAVES: Gravuras Rupestres, Serra das Confusões, Análise Espacial, Intra e Inter-Sítios, Escalas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

Esta pesquisa teve como intenção investigar e dar visibilidade às gravuras rupestres de três sítios (Toca do Olho d’água das Andorinhas, Toca do Moquém e Toca da Baixa Verde do Cajueiro) da área do PARNA da Serra das Confusões, do município de Guaribas, no Estado do Piauí. As gravuras nestas regiões, mostram um potencial significativo para compreender as escolhas geográficas e as formas estilísticas das gravuras. Logo, buscou-se um estudo comparativo intra e inter-sítios de forma espacial, utilizando-se de três escalas (micro, semi-micro e macro). Observando as particularidades de forma metódica destes sítios, podemos mediar se houve ou não escolhas ou padrões na inserção de determinados traços estilísticos de gravuras nestes sítios e em relação à paisagem.

Presidente - 2297796 - GREGOIRE ANDRE HENRI MARIE GHISLAIN VAN HAVRE
Interno - 2266305 - ANA LUISA MENESES LAGE DO NASCIMENTO
Interno - 423455 - SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES
Externo à Instituição - FABIANA COMERLATO - UFRB