Banca de DEFESA: RENILSON RODRIGUES ARAUJO

DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala 251
TÍTULO:

PERFIL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA UNIDADE INTEGRADA HENRIQUE ROCHA, TUTÓIA-MA FRENTE A PRIMEIRA ETAPA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

PALAVRAS-CHAVES:

Olimpíadas de matemática, Escolas públicas

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes é a Matemática, o alto índice de rejeição e o grande desafio de estimular o aprendizado e desenvolver alternativas para tal questão sempre foi o gargalo para o educador. Uma das ferramentas para ajudar nesse desafio foi a utilização de competições escolares que destaquem o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, além da maneira de como os professores utilizam a Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP para estimular o interesse do aluno pela Matemática. O presente trabalho mostra e avalia o desempenho dos alunos de ensino médio da Unidade Integrada Henrique Rocha, povoado de Barro Duro – MA, que realizaram pela primeira vez as provas da OBMEP, a fim de avaliar o interesse pelo desafio, uma vez que a inscrição da escola e a realização das mesmas são feitas à vontade destes. Mostramos que a pontuação atingida pelos alunos do primeiro ano ficou com média de 4,136, sendo melhor que as médias de pontuações do segundo e terceiro ano, 4,105 e 3,8, respectivamente. Servindo de base para futuros acompanhamento de desempenho e de interesse pela Matemática. FAzemos também uma análise crítica dos resultados.

Externo à Instituição - DANIEL RIBEIRO DA FONSECA - IFPI
Presidente - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Interno - 1716923 - LIANE MENDES FEITOSA SOARES
Notícia cadastrada em: 29/08/2015 14:53