Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIZ FERREIRA MELO

DISCENTE: ANDRÉ LUIZ FERREIRA MELO
DATA: 10/04/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA FÍSICA (CCN)
TÍTULO:

A importância do Ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio: um estudo com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletromecânica do IFPI, Campus de Floriano

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Cálculo Diferencial, Matemática aplicada a Física

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

E inegável a importância da Matemática para a vida moderna, pois esta é uma criação humana que culmina em um misto de ciência, ferramenta e mecanismo de transformação social. Nessa perspectiva o seu ensino deve ser objeto de estudo da ciência, tomando como base a necessidade de se construir, reconstruir e perpetuar os conhecimentos produzidos por ela, que tem como principal função, enquanto mecanismo de transformação social, capacitar as pessoas para resolverem problemas, usando como recursos seus conhecimentos adquiridos [Torres]. Nesse sentido, este trabalho delimitou o ensino do Cálculo Diferencial na Educação Básica como objeto de estudo, tendo por base sua importância e aplicabilidade tanto no conhecimento matemático quanto nas ciências naturais [Ávila]. Pretende-se mostrar neste trabalho, através de um estudo de caso com alunos do 4o Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletromecânica do Instituto Federal do Piauí- IFPI, Campus Floriano, como é ́ possível lograr êxito no ensino de tópicos de matemática, relacionados a Otimização e Geometria, e sobretudo tópicos de física arrolados a Mecânica e em particular cinemática e ao Movimento Harmônico Simples, tendo como alicerce os conhecimentos oriundos do Cálculo Diferencial, de forma prática e dinâmica. Defendendo a integração deste tópico de matemática no Currículo do Ensino Médio.

Presidente - 1716923 - LIANE MENDES FEITOSA SOARES
Externo à Instituição - PEDRO ANTONIO SOARES JUNIOR - UESPI
Interno - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Notícia cadastrada em: 02/04/2013 15:23