Banca de DEFESA: FRANCISCO QUEIROZ DOS SANTOS

DATA: 21/09/2018
LOCAL: Auditório Prof. Dr. João Benício de Melo Neto
TÍTULO: Lógica Proposicional e Argumentativa aplicada ao ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Lógica Proposicional; Lógica Argumentativa; Jogos matemáticos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objetivo um estudo bem detalhado dos conteúdos da lógica proposicional e argumentativa que possam ser aplicados em assuntos do ensino médio, afim de desenvolver nos alunos a capacidade de raciocínio lógico analógico ou argumentativo, definido o resultado através de argumentos que possam ser dedutivos ou indutivos. Propõe-se a utilização dos conteúdos da lógica como estratégias de ensino aprendizagem voltada ao ensino médio, aplicada em especial aos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio e aos alunos do 1º período dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de Caxias e Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto): Nas turmas de Ensino Médio foi trabalhado como um conteúdo que possa ser acrescentado aos assuntos do ensino básico, tais como teoria de conjunto, funções, geometria e sequência. Nas turmas de 1º período mostramos na disciplina a importância de ser trabalhado o conteúdo da lógica e houve a aplicação dos jogos, causando no aluno a tomada de decisões em situações diversas. Inicialmente será feito um breve histórico, onde conhecemos o surgimento e desenvolvimento do estudo da lógica até os dias atuais, nos capítulos posteriores trabalhamos a lógica proposicional nos conectivos, circuitos lógico, lógica argumentativa e jogos interativos dando ênfase as regras de inferências, equivalências lógicas e desenvolvimento do argumento cognitivo. Para tanto foram feitos 5 capítulos específicos referentes a cada item, destacando suas aplicações, demonstrações e causando melhor entendimento como base de sustentação teórica nos conteúdos. No intuito de confirmar a aplicação e progressão deste trabalho temos o 6º capítulo onde está a metodologia que caracteriza como foi desenvolvido o direcionamento dos objetivos específicos e o 7º capítulo onde se destaca a pesquisa, firmando a ideia de que é possível e necessário o uso da lógica em sala de aula.

Externo à Instituição - CELINA AMELIA DA SILVA - UEMA
Interno - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Presidente - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 11/09/2018 10:11