Banca de DEFESA: JAKELINE DE OLIVEIRA MACHADO

DATA: 05/07/2019
LOCAL: auditório Prof. Dr. João Benício de Melo Neto
TÍTULO: ANÁLISE ESTATÍSTICA DO IDEB DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação, Proficiência e Estatística inferencial.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Atualmente, as informações sobre a educação básica tem sido divulgadas por meio do sistema de avaliação externa, que tem como eixo central o rendimento dos alunos e o desempenho dos sistemas de ensino. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise estatística dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município de Teresina, bem como verificar o desempenho de proficiência dos alunos no ciclo de 2017 com relação as categorias: tempo integral/parcial, zona urbana/rural , sexo masculino/feminino e turno matutino/vespertino. Inicialmente apresentou-se um breve histórico sobre a avaliação externa no Brasil. No segundo capítulo encontram-se os principais conceitos estatísticos que fundamentaram a elaboração desse estudo. O seguinte capítulo aborda o percurso metodológico realizado a fim de que os objetivos fossem alcançados. No quarto capítulo fez-se uma análise estatística e inferencial dos resultados obtidos . Finalmente, o estudo detectou que os alunos do 5°ano encontram-se no nível adequado em Português e Matemática, enquanto que os alunos do 9° ano em português encontram-se no nível adequado e em Matemática no nível básico. Constatou-se também que existem diferenças significativas na distribuição do 5°ano relacionadas a todas as categorias analisadas, com relação ao 9°ano existe diferenças significativas de proficiência quanto ao turno ( em Matemática), a zona (em Português e Matemática), o sexo (em Português e Matemática)

Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ