Banca de DEFESA: ERIVELTON DA SILVA MACHADO

DISCENTE: ERIVELTON DA SILVA MACHADO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Auditório do CCN2
TÍTULO: As dificuldades em operações com números racionais: Um estudo para alunos de Coelho Neto - MA
PALAVRAS-CHAVES: Números racionais, Projeto de Intervenção, Estatística, Teste de Wilcoxon.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística

Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos alunos do 1o ano do ensino médio, turno matutino, ano 2019, do CE Prof. Antônio Nonato Sampaio, em relação às operações básicas com números racionais, intervindo para a melhoria dessa realidade. Este é um tema de bastante relevância, pois sem o domínio deste conteúdo o aluno não terá como progredir nos estudos, em especial no aprendizado de física e química, onde necessitam rotineiramente operar com números racionais, bem como em sua vida financeira. Além disso, é um tema muito abordado pelo ENEM e que serve de base para outros conteúdos da matemática, como por exemplo, análise combinatória, probabilidade, matemática financeira, logaritmos, entre outros. Neste trabalho mostraremos a importância dos números racionais e sua aplicabilidade em nosso dia a dia, motivo pelo qual é de suma importância que os alunos dominem este conteúdo para que possam progredir nos estudos e na vida. Ao final, fazemos uma análise estatística dos resultados, com gráficos estatísticos e através do teste Wilcoxon.

Externo ao Programa - 1566432 - FERNANDO FERRAZ DO NASCIMENTO
Interno - 1642449 - JACKELYA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ