Banca de DEFESA: SERGIO AUGUSTO DIAS CASTRO

DISCENTE: SERGIO AUGUSTO DIAS CASTRO
DATA: 06/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Algoritmos e Pensamento Computacional como Ferramenta no Processo de Ensino-Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Algoritmos, ensino, lógica, matemática, pensamento computacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho analisamos alguns dos principais conteúdos apresentados aos alunos do ensino médio no estudo de matemática, sob a perspectiva da construção de algoritmos que modelem passo a passo a resolução de problemas, evidenciando e estimulando o estudo da programação como ferramenta de aprendizagem matemática. Foi feita analogia a uma gama de situações em que pode ser aplicado o pensamento computacional na forma de uma sequência de passos na resolução de problemas cotidianos, correlacionando a matemática com nosso dia a dia. Estudamos também como contornar ou excluir restrições a determinados tipos de problemas, estabelecendo uma sequência de ações viável para a resolução dos mesmos, com uma heurística que busque solução ótima na maioria dos casos possíveis. O objetivo principal do trabalho foi buscar uma ferramenta que atraia o interesse dos alunos por meio de desafios e da utilização prática dos conhecimentos matemáticos. A implementação e compilação dos códigos apresentados foram desenvolvidas com o uso do software livre GNU Octave.

Presidente - 2238934 - ANTONIO KELSON VIEIRA DA SILVA
Interno - 2475819 - MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
Externo ao Programa - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Notícia cadastrada em: 24/06/2020 23:33