Banca de DEFESA: JOSÉ AUGUSTO ALVES DE MOURA

DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO ALVES DE MOURA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O USO DO JOGO DE XADREZ COMO RECURSO AUXILIAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA C.E. “INÁCIO PASSARINHO” EM CAXIAS – MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática, Recurso Didático, Jogo de Xadrez, Ensino-Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Um dos grandes desafios no processo de ensino de Matemática na Educação Básica, tem sido minimizar o alto déficit na aprendizagem dessa disciplina, principalmente nas escolas públicas. Alguns fatores como, a formação de professores, a prática pedagógica, as políticas públicas, condições físicas e estruturais da escola, entre outras, contribuem para a permanência desse quadro. Diante disso, o profissional da educação tem a missão, e o desafio, de procurar melhorar os índices de aprendizagem, através da aplicação de metodologias atrativas, que estimulem o interesse, e que tenham aplicabilidade no estudo a ser transmitido. Neste sentido, a utilização efetiva de jogos como recurso didático, em especial o jogo de xadrez, poderá facilitar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos, no contexto escolar, de forma lúdica. Dessa forma, através de inquietações vivenciadas nas práxis pedagógicas, ao longo de anos de experiência, surgiu o intuito de fazer uma abordagem pontual sobre a temática. Para tanto, optou-se por um estudo de caso de natureza exploratório-descritivo, numa escola pública de Ensino Médio, na cidade de Caxias - MA, onde o pesquisador é professor. A pesquisa teve a participação voluntária de 60 alunos, pertencentes aos três turnos e turmas da referida escola. Esses alunos responderam a um questionário abrangendo questões, tanto socioeconômicas quanto problemáticas, a respeito do tema proposto. Espera-se que esse instrumento possa dar conta de apontar possíveis soluções atenuantes, no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Pretende-se com o resultado deste estudo, mostrar a eficiência do uso do jogo de xadrez, como recurso didático e como potencializador na melhoraria da aprendizagem, e no rendimento dos alunos em Matemática, nessa escola.

Externo à Instituição - CELINA AMELIA DA SILVA - UEMA
Interno - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 09:24