Banca de DEFESA: PAULO CARDOSO JALES

DATA: 13/08/2014
LOCAL: sala 251 - Departamento de Matemática
TÍTULO:

A importância do Ensino de Regressão Linear Simples no Ensino Médio: um estudo com alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFMA Campus Imperatriz

PALAVRAS-CHAVES:

Correlação, Regressão Linear, Estatística

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O ensino da estatística nas escolas auxilia a formação de um cidadão integral, com a capacidade de relacionar o saber escolar com a prática social. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem geral acerca dos conceitos de Correlação e regressão linear simples e sua aplicabilidade no cotidiano dos educandos e avaliar a compreensão dos conteúdos abordados e a capacidade de aplicar tais assuntos em situações problemas como também de interrelacionar com as diversas áreas do saber. Para o mesmo foi realizado um minicurso com ministração de aulas expositivas e práticas no laboratório de informática. Participaram desta pesquisa 19 alunos do 3º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Maranhão campus Imperatriz (IFMA) no período de 17 a 21 de março de 2014. Com base no neste estudo, conclui-se que os alunos tiveram um bom aproveitamento do conteúdo ministrado, não apresentaram dificuldades na utilização dos softwares e na aplicação do conteúdo no cotidiano.

Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Externo ao Programa - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 30/07/2014 17:43