Banca de DEFESA: REGIGLAUCIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIGLAUCIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Auditódio, PRODEMA, UFPI
TÍTULO: Gestão, Percepção Ambiental dos Visitantes e Diversidade de Briófitas no Parque Estadual do Sítio Rangedor, São Luís, Estado do Maranhão, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Áreas protegidas; Adaptações morfológicas; Brioflora; Educação ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O Parque Estadual Sítio Rangedor é uma Unidade de Conservação localizada na área urbana da cidade de São Luís, no estado do Maranhão, que tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades ambientais, de recreação e de visitação. É uma área de recarga de aquíferos além de atuar como refúgio para espécies da fauna e flora remanescentes do processo de urbanização. Nesse sentido, objetivou-se investigar a percepção ambiental dos visitantes dessa UC, avaliar o grau do conhecimento sobre a existência e importância das briófitas, a fim de levantar dados que auxiliem na gestão da área. E, ainda,  compilar dados sobre as publicações com briófitas em Ucs, catalogar as espécies existentes para o PE-Sítio Rangedor, levantar informações sobre ecologia e distribuição dos táxons existentes na área, ademais promover a popularização desse grupo vegetal. Para isso, foi realizada uma entrevista com o gestor da UC, objetivando conhecer mais a respeito da gestão da área, bem como a existência ou não de atividades envolvendo educação ambiental. Paralelamente, foi feita uma análise cienciométrica sobre as publicações com briófitas em áreas protegidas. Inclusive  dados sobre a percepção ambiental dos visitantes da UC foram coletados por meio da aplicação de um formulário semiestruturado contendo 21 questões. As coletas do material botânico foram realizadas seguindo metodologia usual para o grupo. Por meio de análises no MapBiomas constatou-se haver uma regeneração da vegetação na última década. O perfil dos visitantes da UC é composto principalmente pelo público feminino (53,5%), pessoas jovens (41%) e solteiras (52%) com elevado nível de escolaridade. Em relação à percepção dos entrevistados, 49% consideram a poluição como principal problema ambiental e o ser humano como a principal causa, além de colocá-lo como principal agente responsável em resolver esses problemas. No que diz respeito ao conhecimento sobre as briófitas, 79,5% dos visitantes associaram as briófitas como vegetal (planta ou musgo), apesar de desconhecerem a importância e seus usos.  Com a cienciometria foram registrados 119 artigos publicados para diversos países entre os anos de 2010 a 2020. A Inglaterra é o país que mais publica sobre o tema e o Brasil ocupa nesse cenário segunda posição, seguido pela Suíça e Suécia. Foi possível observar que diversas áreas do Brasil já foram amostradas em relação aos estudos com Briófitas em Unidades de Conservação. No entanto, algumas lacunas ainda são reconhecidas em regiões que permanecem insuficientemente amostradas e que precisam de maiores esforços de coleta. Na área estudada, as atividades relacionadas à sensibilização ambiental são pontuais, ocorrendo apenas uma vez ao ano no dia da árvore. No tocante à diversidade de briófitas na área, foram coletadas 16 espécies de Briófitas, 15 de musgos e uma de hepática. Dessas, duas espécies apresentaram distribuição rara (Microcalpe subsimplex (Hedw.) W.R. Buck e Weisiopsis bahiensis (Müll. Hal.) Broth.) e são endêmicas do Brasil. Além disso, W. bahiensis representa um novo registro para o Maranhão. Os aspectos ecológicos fornecidos por este estudo trazem informações importantes para o entendimento da distribuição e ecologia de briófitas em uma área protegida localizada em zona urbana. Os padrões gerais encontrados refletem as condições de luminosidade, temperatura e umidade resultante da fragmentação da vegetação, consequente da pressão antrópica que a UC vem sofrendo ao longo dos anos. Este trabalho preenche hiatos importantes sobre o conhecimento da percepção dos visitantes de UCs em relação às questões ambientais e  à existência e importância das briófitas, dados estes que irão auxiliar à gestão da área, especialmente no que tange a necessidade de maiores esforços relacionados as atividades de Educação Ambiental na área.

Presidente - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Externo à Instituição - REJANE MAGALHÃES PIMENTEL - UFPE