Banca de DEFESA: ADAILSON FRANCISCO GALENO DA SILVA

DISCENTE: ADAILSON FRANCISCO GALENO DA SILVA
DATA: 30/09/2017
LOCAL: Sala do PIBID da Matemática, Campus Ministro Reis Velloso.
TÍTULO: Jogos educativos e suas contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Educativos; Ensino de Matemática; Raciocínio Lógico; Ensino de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Indiscutivelmente o ensino de Matemática tem sido objeto de análises e reflexões acerca de sua complexidade e dos desafios que permeiam a prática pedagógica do professor desta área, bem como a necessidade do domínio de alguns conceitos e processos matemáticos. O conhecimento dos algoritmos e suas aplicações são imprescindíveis para a vida em sociedade, pois o desenvolvimento da capacidade de raciocinar logicamente é fundamental tanto na atividade matemática como na maioria das profissões e no dia-a-dia dos indivíduos. Nesse viés os jogos representam uma boa situação-problema, sendo o professor um mediador que cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar os alunos e também propor boas questões, potencializando a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. Para tanto foi delineado como objetivo geral dessa pesquisa analisar de que forma a utilização de jogos educativos pelo professor de matemática, contribui para o desenvolvimento da aquisição de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico de seus alunos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, o qual contou com a participação dos alunos da 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. Foi utilizado como instrumentos de produção a aplicação de um jogo matemático, a observação participante, e um questionário. Baseando-se nos dados produzidos durante o processo de execução da pesquisa, é notório a importância e a necessidade do professor de Matemática proporcionar situações desafiadoras, agradáveis e significativas em sala de aula, motivando os alunos para o aprendizado da Matemática, bem como o aprimoramento do seu fazer docente.

Externo ao Programa - 3380768 - CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS
Interno - 1296926 - PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - RENILSON RODRIGUES ARAUJO - IFPI
Presidente - 1286193 - SISSY DA SILVA SOUZA