• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO RENAN DE SOUZA LIMA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO RENAN DE SOUZA LIMA DA SILVEIRA
DATA: 20/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EFEITO DO LASER TERAPÊUTICO DE BAIXA INTESIDADE NO TRATAMENTO DE FERIDAS DIABÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, DUPLO-CEGO E CONTROLADO.
PALAVRAS-CHAVES: LASER Terapêutico de Baixa Intensidade. Úlceras do pé diabético. Tratamento.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Ulcerações do pé diabético se apresentam como feridas com desintegração do tecido dérmico incluindo a epiderme, derme e, em muitos casos, tecido subcutâneo. O Laser terapêutico de baixa intensidade (LTBI) é considerado um método terapêutico efetivo na cicatrização de feridas. Porém foi identificado que existe grande divergência entre os comprimentos de onda e a dose a ser utilizada no tratamento de úlceras. Desta forma, o presente estudo se justifica pela necessidade de investigar os efeitos do LTBI de 904 nm no tratamento de feridas diabéticas utilizando 3 doses diferentes. Este é um estudo de caráter experimental, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo que propõe a comparação entre tratamentos. Serão recrutados 80 voluntários por meio do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) – Policlínica. O tratamento será realizado duas vezes semanalmente, com 20 sessões no total, no período de 10 semanas.  Os participantes serão divididos em 4 grupos aleatoriamente. O grupo controle (GC) receberá LTBI placebo, o grupo LASER 1 GaAs 904 nm (GL1) receberá dose de 4 J/cm2, o grupo LASER 2 GaAs 904 nm (GL2) receberá dosagem de 4 J/cm2 e grupo LASER 3 GaAs 904 nm (GL3) receberá dosagem de 8 J/cm2. Todos os grupos receberão tratamento convencional (limpeza das úlceras e curativo). Os valores obtidos serão comparados intra e intergrupo para identificar a capacidade do tratamento em reduzir ou cicatrizar as úlceras no período estipulado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO ELEZIER XAVIER MAGALHÃES - UFDPar
Interno - 1642909 - FUAD AHMAD HAZIME
Presidente - 1774210 - VINICIUS SAURA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 09/09/2021 16:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 13:44