Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA MARIA FERRAZ DOS SANTOS CADENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA MARIA FERRAZ DOS SANTOS CADENA
DATA: 14/05/2019
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: PROJETO ARQUITETÔNICO DE REABILITAÇÃO PARA NOVO USO DA ANTIGA UNIDADE ESCOLAR JOÃO PINTO | BAIRRO COQUEIRO| LUÍS CORREIA | BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Museologia e Inovação Social ; Arquitetura; APA do Delta do Parnaíba; Patrimônio Cultural
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Apresentamos neste trabalho Projeto Arquitetônico de reabilitação para novo uso da antiga Unidade Escolar Deputado João Pinto, localizada na esquina da rua Antonieta Reis Veloso com Rua José Quirino, no bairro Coqueiro em Luís Correia, Piauí, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental APA Delta do Parnaíba, para instalação do Museu da Vila | MUV, com concepção e coordenação do Programa de  Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia, da Universidade Federal do Piauí, que desde 2018 tem sede na antiga Escola. O edifício estava sem uso há mais de sete anos, o que o tornava suscetível a depredações e degradações. Este Projeto Arquitetônico propõe a reabilitação da edificação e oferece uso socioeducativo e cultural ao espaço, que possui uma localização geográfica privilegiada – na entrada principal do bairro, há 100 metros da orla da praia. O imóvel é de propriedade do Governo do Estado do Piauí e foi cedida por Lei Estadual n° 7.178 de 9 de janeiro de 2019 para o Mestrado em Museologia da Universidade Federal do Piauí, hoje, Universidade Federal do Delta. O Projeto Arquitetônico considera além das marcas de identidade e memórias da antiga escola, de valor inestimável para os moradores do bairro o plano de necessidades de uma sede de museu de território: uma sala de exposições, um núcleo de pesquisa, documentação e memória, uma sala multiuso, um mirante, um café, um depósito e dois banheiros; bem como implantação de pergolado para ampliar as áreas de exposição, sinalização do edifício, readequações nas fachadas e exposição de uma embarcação usada na pesca artesanal do Bairro. O Projeto Arquitetônico segue as normatizações da ABNT NBR 6492/1994, NBR 9050/2015, NBR 16636-1/2017 e os condicionantes legais municipais, estaduais e federais. Elegemos como públicos privilegiados os moradores do bairro Coqueiro, vez que será um equipamento cultural em um lugar carente dessa natureza de serviços. O Museu da Vila, igualmente, oferecerá a pesquisadores e visitantes a possibilidade de desfrutarem dos ambientes do espaço, partilharem estudos e pesquisas multidisciplinares sobre o território. Será um espaço de ações e intervenções educativas e culturais, com foco nas pessoas, nos patrimônios e meio ambiente associados, dentre muitas marcas de identidade, a pesca artesanal, construção de embarcações, artesanato de fibras de palmeiras locais, linha, madeira, argila, gastronomia e turismo de base comunitária.

Externo ao Programa - 021.337.633-41 - ANDERSON MOURÃO MOTA - UFPI
Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 025.728.923-24 - PAMELA KRISHNA RIBEIRO FRANCO FREIRE - UFPI
Notícia cadastrada em: 30/04/2019 06:33