Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO XAVIER DA COSTA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODOLFO XAVIER DA COSTA CARVALHO
DATA: 17/09/2018
LOCAL: sala de aula da pos graduação em enfermagem
TÍTULO: CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SÍFILIS
PALAVRAS-CHAVES: Sífilis. Adolescentes. Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A sífilis é doença infecciosa crônica de caráter sistêmico causada pela bactéria Treponema pallidum, patógeno exclusivo do ser humano que é transmitido principalmente pela via sexual e vertical. No Brasil, tem ocorrido aumento constante do número de casos de sífilis congênita e adquirida nos últimos cinco anos, com incremento acentuado desta última na faixa de 13 a 19 anos, período que corresponde à adolescência. A maior taxa de incidência de infecções sexualmente transmissíveis entre os adolescentes está relacionada à adoção de comportamentos sexuais de risco, principalmente quando eles ingressam no ensino universitário, sendo imprescindível a avaliação dos conhecimentos, atitudes e práticas deste público em relação à sífilis. Objetivo: Analisar os conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes universitários sobre a sífilis. Método: Trata-se de estudo transversal, analítico, desenvolvimento por meio de inquérito de Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP), que será realizado em três instituições de ensino superior com regime presencial e localizadas no município de Piripiri-PI com adolescentes na faixa-etária de 18 e 19 anos e regularmente matriculados em algum curso superior. A coleta de dados ocorrerá no período de janeiro a abril de 2019 e o instrumento de coleta consistirá de um questionário adaptado da PCAP 2013, do Ministério da Saúde. As variáveis serão categorizadas em escores percentuais por meio da escala de classificação do CAP, que posteriormente serão codificadas e submetidas a análise do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 21.0, com aplicação de estatísticas descritivas, análises bivariadas e multivariadas, com significância fixada em p<0,05. O projeto será previamente submetido à aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e obedecerá a resolução 466/12.

Externo à Instituição - ADÉLIA DALVA DA SILVA OLIVEIRA - UNINOVAFAPI
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Interno - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Presidente - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO