Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA PORTELA SOARES PIRES GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA PORTELA SOARES PIRES GALVÃO
DATA: 17/09/2018
LOCAL: sala de aula da pos graduação em enfermagem
TÍTULO: CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES SOBRE O HPV
PALAVRAS-CHAVES: HPV, vacinação, adolescente, conhecimento, atitude.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível extremamente prevalente em todo o mundo. Embora, na maioria das vezes esta infecção seja transitória, sua persistência está associada ao desenvolvimento de câncer do colo do útero, que representa o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina. A vacinação contra o HPV é uma estratégia de prevenção primária extremamente relevante no controle de infecções provocadas pelos principais sorotipos do vírus, no entanto a manutenção de elevadas coberturas vacinais se configura como um desafio para a atenção básica.  OBJETIVO: Analisar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescente de Teresina sobre o papilomavírus humano (HPV). MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal do tipo Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) a ser desenvolvido em 12 escolas da rede pública e 12 da rede privada do município de Teresina e que oferecem ensino médio, as quais foram aleatoriamente selecionadas. A população será composta por adolescentes de 15 anos, e o tamanho amostral foi calculado adotando-se intervalo de 95% de confiança, de 50% do evento, precisão de 5%, efeito de desenho (Deff) de 1,5 e nível de significância de 5%. O tamanho amostral final obtido foi de 624 participantes. A distribuição da amostra nas escolas selecionadas será proporcional ao número de alunos existentes na mesma. O instrumento utilizado para coleta de dados será parte da versão adaptada de questionário desenvolvido e validado em inglês por Waller et al. (2013), que avalia o nível de conhecimento sobre o HPV e atitudes relacionadas à vacinação. A prática será avaliada por meio de análise do esquema vacinal. As análises serão realizadas com o uso do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.00. Os dados sociodemográficos e os níveis de conhecimento, atitude e prática serão analisados por meio de estatística descritiva. Análises bivariadas e multivariadas serão empregadas para identificar possíveis associações entre as características sociodemográficas com os conhecimentos, atitudes e práticas relativas ao HPV.   O estudo será submetido à aprovação do comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal do Piauí.

Externo à Instituição - ADÉLIA DALVA DA SILVA OLIVEIRA - UNINOVAFAPI
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Interno - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Presidente - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO