Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DOS SANTOS AVELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA DOS SANTOS AVELINO
DATA: 10/09/2021
LOCAL: Ambiente virtual - google meet
TÍTULO: PANDEMIA DE COVID-19 E SINTOMAS DEPRESSIVOS: olhar dos Agentes Comunitários de Saúde
PALAVRAS-CHAVES: Agentes Comunitários de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Depressão. COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

O século XXI marca a ascensão de uma pandemia que vem desestruturando contextos sociais, econômicos e de saúde em todo o mundo, em razão do seu potencial para disseminação global e dos elevados indicadores de mortalidade. Trata-se de uma nova pneumonia por coronavírus referida pela Organização Mundial da Saúde como COVID-19, que foi considerada problema de alta magnitude por exigir a restruturação do atendimento em diferentes contextos, como a Atenção Primária a Saúde. Diante desse contexto, destaca-se a elevada incidência de sintomas depressivos tanto na população geral, quanto nos profissionais da saúde, evidenciando fragilidades na gestão, nas ações de atenção à saúde dos trabalhadores levando-os a maior exposição a riscos e eventos estressores. Dentre os fatores associados estão a demanda acelerada e abrupta de atendimentos, a jornada prolongada de trabalho e a sobrecarga que contribui para maior vulnerabilidade profissional para o estresse, depressão e sofrimento mental. Objetivo: Analisar conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde acerca dos sintomas depressivos e estratégias de prevenção/enfrentamento na pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada no referencial da pesquisaação, que será realizada no período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. O estudo será desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde localizada na zona sul do município de Teresina, Piauí, Brasil. Os participantes serão 10 Agentes Comunitários de Saúde que compõem as equipes do turno da manhã. Após a reunião de negociação será realizado dois seminários temáticos conduzidos por questões disparadoras, fundamentadas nos pressupostos do método criativo e sensível que incorpora a filosofia crítica reflexiva freiriana. As estratégias de ação compreenderão uma roda de conversa sobre a saúde mental em tempos de pandemia (primeiro seminário) e uma miniexposição sobre a prevenção e enfrentamento de sintomas depressivos (segundo seminário). Serão obedecidos os aspectos éticos e legais das pesquisas que envolvem seres humanos, assim como as medidas de prevenção da infecção por COVID-19.

Externo à Instituição - ANGÉLICA MARTINS DE SOUZA GONÇALVES - UFSCAR
Interno - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Presidente - 2059016 - JAQUELINE CARVALHO E SILVA SALES