Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS SOARES

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS SOARES
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Física UFPI
TÍTULO: Desenvolvimento de um aplicativo android como recurso didático para interpretação de dados e resolução de problemas envolvendo o conceito de ondas eletromagnéticas
PALAVRAS-CHAVES: Ondas Eletromagnéticas. Ensino de Física. Tecnologias Educacionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo Android para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados ao eletromagnetismo? A pesquisa foi fundamentada na teoria de Lev Vygotsky, em especial a mediação. A construção do aplicativo foi realizada a partir de algumas plataformas gratuitas, disponibilizadas pela empresa Google. Após várias tentativas de construção do App em algumas plataformas como Fábrica de aplicativos e Thunkable, que são plataformas de construção de aplicativos sem a necessidade de conhecer programação, foi utilizado o programa Android Studio, que atualmente é a plataforma oficial do Google para esse fim. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual C.E. Maria Conceição Teófilo Silva, localizada na cidade de Timon, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Eletromagnetinterativo na forma de questionário. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2018. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo, sendo que na primeira turma onde a pesquisa foi realizaa, a media dos grupos que responderam às listas de exercícios passou de 7,33 para 9,56, já a segunda truma, a média de acertos passou de 5,56 para 7,11 e na terceira turma, a média de acertos passou de 5,25 para 8,75, mostrando que em todas as turmas houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

Externo à Instituição - ALBEMERC MOURA DE MORAES - CEUPI
Externo ao Programa - 2340531 - ANTONIO SALES OLIVEIRA COELHO
Interno - 1580009 - ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA