Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA

DATA: 08/11/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: FÍSICA MEDIEVAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR QUEDA LIVRE
PALAVRAS-CHAVES: Cinemática. Movimento Unidimensional. Jogos digitais. Física Medieval.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho, tem como objeto de estudo os novos paradigmas da educação ligados ao uso de jogos, aplicados ao Ensino de Física para o Ensino Médio (BRASIL, 2002). Iniciamos nossa pesquisa amparado no questionamento: Jogos digitais podem tornar-se um recurso no aprendizado de cinemática para alunos do 1º ano do Ensino Médio? A hipótese levantada é de que o uso da sistemática aplicada em jogos poderá potencializar o aprendizado de cinemática, haja vista os pilares que envolve o uso de jogos: Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação. O objetivo geral é investigar se o uso de um jogo digital como recurso didático possibilita um aprendizado no campo da cinemática para alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para tornar o trabalho exequível, foram feitas pesquisas sobre jogos, sobre construção de jogos e aplicação de jogos em sala de aula. O trabalho foi organizado em duas partes principais: a primeira parte introdutória onde foi feito o levantamento do referencial teórico para embasamento da pesquisa, sobre teoria da aprendizagem de Vygotsky (SOUZA e ROSSO, 2011), evolução dos jogos digitais e um capítulo sobre movimento unidimensional. A segunda parte está segmentada abordando os procedimentos metodológicos de construção do jogo Física Medieval, aplicação e análises dos dados coletados usando testes. Com esta pesquisa visamos investigar o uso de jogos digitais aplicados ao Ensino de Física. No final, temos um trabalho que visa ajudar o ensino de cinemática, parte da Física que exige uma grande quantidade de fórmulas e exigem muita persistência dos alunos, assim podemos somar este trabalho ao dia-a-dia dos alunos como instrumento motivador à aprendizagem de cinemática.

Presidente - 1580009 - ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO RODRIGUES DUARTE - IFPI
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 1689767 - MAURISAN ALVES LINO