Banca de DEFESA: CLEOMAR DA COSTA LIMA

DISCENTE: CLEOMAR DA COSTA LIMA
DATA: 22/11/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: ELETRO TRILA: Jogo educacional como recurso didático para o en-sino e aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Jogo Educacional. Eletricidade. Sócio-interacionista. Sequência de Ensino Investigativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho trata-se do desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional utilizado como recurso didático para o Ensino de Física no Ensino Médio. A proposta tem como objetivo geral desenvolver um jogo educacional como recurso didático que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Eletricidade. O problema que este estudo procurou responder foi: Que benefícios a utilização de um jogo educacional pode proporcionar aos alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Professor Antônio Nonato Sampaio? O jogo de tabuleiro tem o título de Eletro trilha, o desenvolvimento e implementação desse produto educacional está fundamentada na Teoria Socio-interacionista de Lev Vygotsky com enfoque direcionado ao método da Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas (ABRP) alinhado ao ensino por investigação, sendo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. A experiência pedagógica ocorreu em duas turmas do turno matutino dessa escola pública da rede estadual na cidade de Coelho Neto no estado do Maranhão. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, sendo um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, um pós-teste para consolidar a aplicação do jogo e um questionário de opinião para avaliar o potencial lúdico e pedagógico do jogo. A aplicação do jogo ocorreu a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que aborda conteúdos básicos de Eletricidade para o ensino médio e abrange como foi feita a construção do jogo Eletro trilha, os materiais utilizados e suas regras adotadas. Verificou-se que o jogo de tabuleiro favorece o trabalho em equipe e teve uma aceitação pela maioria dos alunos, principalmente pela sua ludicidade, deixa as aulas mais divertidas e desperta a curiosidade dos alunos. Assim, o jogo educacional Eletro trilha é um recurso lúdico que proporcionou uma aprendizagem mediada pelo professor/pesquisador, despertou interesse nos alunos e deixou as aulas mais prazerosas.

Externo ao Programa - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO