Banca de DEFESA: DIOGO ARAUJO SOUZA

DISCENTE: DIOGO ARAUJO SOUZA
DATA: 07/04/2021
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: ENSINO DA MECÂNICA MEDIADO POR JOGOS ELETRÔNICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Leis de Newton. Mecânica. RPG Maker MV. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um jogo didático do estilo RPG, chamado de RPG das Leis de Newton, com ênfase no conteúdo das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: quais as possibilidades de haver uma aprendizagem significativa utilizando o jogo eletrônico como recurso didático para auxiliar nas aulas do conteúdo das Leis de Newton na educação básica? Levando em consideração que jogos são passa tempos muito presentes nas vidas dos alunos, com idades entre 14 e 18 anos, a ideia de trazer isso para o contexto não só de sala de aula, mas no contexto da aprendizagem como um todo, tendo grande capacidade de ser uma ferramenta de sucesso. Considerando que a tecnologia está presente na vida desses alunos, pois eles têm acesso a muitos jogos em seus celulares, gratuitamente bastando ter internet, jogo tem potencial para que seja mais fácil atrair a atenção dos alunos para os assuntos e problemas referentes às leis de Newton. Assim, neste trabalho, criou-se um jogo que possibilita ao aluno retomar conhecimentos relacionados ao conteúdo das Leis de Newton para realizar desafios e avançar no jogo, criando assim uma atmosfera motivacional para que o aluno busque esses conhecimentos em sua estrutura cognitiva para que sejam utilizados criando assim maiores chances de que sejam assimilados e aprendidos, buscando promover elementos de uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa com professores da rede pública estadual, municipal e federal do Piauí e Maranhão, de forma online devido à pandemia de COVID-19 que impossibilitou a aplicação de qualquer atividade em sala de aula presencialmente. Os professores participantes da pesquisa foram reunidos em uma sala de reuniões online da plataforma Google, o Google Meet para passar as informações de como seria feito o download do jogo e como eles iriam fazer os registros da sua participação por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores participantes, apesar das dificuldades estruturais que enfrentam nas escolas têm interesse na aplicação do jogo em suas aulas e por sugestão dos mesmos foi criada uma proposta de aplicação do jogo em meio a uma sequência didática.

Presidente - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Externo ao Programa - 1446938 - FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
Interno - 1580009 - ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LILIAN TAN MORIYAMA - USP