Banca de DEFESA: CRISTIAN FERNANDES SANTOS

DISCENTE: CRISTIAN FERNANDES SANTOS
DATA: 07/06/2021
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES: UTILIZANDO O SIMULADOR PHET PARA ENSINO DA ELETRICIDADE EM AULAS REMOTAS
PALAVRAS-CHAVES: Aula Remota. Eletricidade. Ensino de Física. PHET.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas irá colaborar para o aprendizado dos alunos. Adotamos como objetivo geral desta pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos como objetivos específicos, identificar junto aos professores as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, aplicar um guia didático através de aulas remotas utilizando a plataforma Google Meet e o site PhET com os professores da 3ª série do Ensino Médio, avaliar qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet melhorar o ensino de eletricidade em aulas remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19, utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel e para fundamentação dos conteúdos de eletricidade podemos citar alguns autores Psillos, Viennot, Duit, Stocklmayer, Treagust, dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar posteriormente material pedagógico que os auxíliásem no ensino de eletricidade em aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos professores participantes da pesquisa.

Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo ao Programa - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO