Banca de DEFESA: FRANCISCO NAIRON DA COSTA BOTELHO

DISCENTE: FRANCISCO NAIRON DA COSTA BOTELHO
DATA: 11/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hbv-owng-jyp
TÍTULO: O USO DO APLICATIVO ELECTRICMAX NO ENSINO DA LEI DE OHM E ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias. Aplicativos. ElectricMax. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Esta proposta de trabalho, teve como objetivo produzir um aplicativo com o intuito de ensinar a lei de Ohm e associações de resistores no circuito elétrico na perspectiva de uma aprendizagem significativa. O aplicativo desenvolvido como Produto Educacional passou a se chamar ElectricMax. Para acompanhar o uso do aplicativo ElectricMax voltado para o ensino da lei de ohm e associações de resistores elaborou-se também uma sequência didática contemplando situações-problema acerca do conteúdo a ser estudado. Para o eventual trabalho, foi feito simulações no circuito elétrico da expressão primeira lei de Ohm, com o objetivo de construirmos um entendimento significativo da relação entre corrente elétrica, tensão elétrica e resistência elétrica. Também foi feito simulações no circuito elétrico para associações de resistores em série e em paralelo, nesses tipos de associações o aluno percebeu as diferenças entre essas associações e como as grandezas físicas presentes nesses circuitos se comportam e se relacionam, essas simulações foram feitas no aplicativo ElectricMax. Dentro da atual conjuntura sabe-se da necessidade de inovação dos métodos de abordagem do conteúdo em sala de aula para o ensino de física, sendo o uso de tecnologias algo fundamental na construção do ensino aprendizagem, mas quando se fala em tecnologia, não limita-se em apenas aplicativos de celulares, pode-se destacar também o uso de softwares para desenvolvimento de simulações, desde a confecção de experimentos, onde o próprio aluno participa diretamente do processo de construção do conhecimento. Neste trabalho defende-se a hipótese de que o aplicativo ElectricMax se apresente como possibilidade de despertar nos alunos o interesse e, consequentemente, a aprendizagem dos conceitos da lei de Ohm e associações de resistores.

Externo à Instituição - AGMAEL MENDONÇA SILVA - UESPI
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Presidente - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI