Banca de DEFESA: WILMAR ERNESTO HUBNER

DISCENTE: WILMAR ERNESTO HUBNER
DATA: 05/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/jge-ykbo-zpx
TÍTULO: Textos Paradidáticos e suas Possibilidades no Processo Ensino Aprendizagem da Dinâmica
PALAVRAS-CHAVES: Física. Dinâmica. Texto paradidático.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A cada dia ficamos surpresos com os avanços tecnológicos, principalmente os decorrentes da chamada pesquisa básica em física. O consumidor, maravilhado com o produto tecnológico, pouco sabe ou tem interesse sobre os conhecimentos físicos que levaram a tal produto. Comercialmente, é aceitável que produtor de tecnologia não queira que ninguém saiba como ele chegou a tal invento. Mas esta não deve ser a postura dos dirigentes da nossa nação no que diz respeito a educação formal, onde eles têm obrigação de promover e universalizar o conhecimento em física, e em todas as outras áreas. No caso da Física, a carga horária se torna decrescente. A nossa experiência no magistério, como professor de Física, em algumas escolas públicas do Piauí, mais precisamente no município de Corrente, tem mostrado ser bastante difícil cumprir o plano de ensino no que diz respeito à exposição de todo o conteúdo programático em virtude da reduzida carga horária semanal. Principalmente no primeiro ano de Ensino Médio, em que se estuda a mecânica dos corpos, e atualmente programa-se apenas duas horas-aulas por semana para a disciplina de Física no módulo. Considerando a quantidade de temas, leis Físicas, exercícios e experimentos, se impossibilita a exposição e o estudo dos assuntos a contento. É interessante então a intervenção de métodos que auxiliem, se não na resolução desse problema, pelo menos a sua atenuação. Neste trabalho foi proposto o uso de textos paradidáticos que abordem temas da Física, como a mecânica dos corpos, oportunizando a introdução de conceitos de Física a serem explorados por professores da Língua portuguesa e Língua inglesa em todos os níveis de escolaridade. Porém, neste trabalho, tivemos dois públicos, alunos do primeiro ano do ensino médio e professores de Língua portuguesa e Língua inglesa, sendo de fato o público de análise do produto. O texto deve ser rico o suficiente para que o professor de línguas possa cumprir o seu plano de ensino de maneira plena e, colateralmente, propicie ao aluno a possibilidade de vislumbrar conceitos de Físicos, desenvolvendo sua cognição nesta área. A ideia foi fazer com que conceitos de física fossem apresentados de forma coadjuvante, onde os professores de outras disciplinas analisaram os textos e apresentaram suas conclusões quanto ao uso nos elementos das suas disciplinas, destacado por eles se usariam e de forma usariam estes textos nas suas aulas. Embora as dificuldades do tempo vivido agora sejam grandes, constatamos que os alunos das turmas ao qual este produto proposto foi usado apresentaram uma melhora na sua imersão aos conceitos da Dinâmica dos corpos.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Interno - 1580009 - ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO RODRIGUES DUARTE - IFPI